A CONSTITUIÇÃO DIALÉTICA DAS SIGNIFICAÇÕES E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS SOBRE ANIMAIS SINANTRÓPICOS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p76Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural, Ensino de Ciências, Ensino de BiologiaResumo
Este artigo foi elaborado com base em uma pesquisa de mestrado que tinha como questão central “quais proposições para a prática pedagógica, no ensino de Ciências e Biologia, poderiam ser elaboradas a partir da pedagogia histórico-crítica, levando em conta as significações de estudantes sobre animais sinantrópicos?” e por objetivo de analisar significações de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre animais sinantrópicos e extrair apontamentos pedagógicos para os Ensinos de Ciências e Biologia. Este texto aprofunda algumas análises dessa dissertação sobre o papel da escola em socializar conceitos científicos para uma formação humana pautada na prática social. Os participantes constituíram grupos de diálogo sobre animais de relevância para saúde pública. A análise seguiu a metodologia de núcleos de significação. Como resultados, encontramos núcleos sobre emoções e reações aos animais; descrições de características biológicas; e o universo simbólico cultural não científico. Destas análises, foram extraídos apontamentos pedagógicos a partir da pedagogia histórico-crítica.Referências
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