A CONSTITUIÇÃO DIALÉTICA DAS SIGNIFICAÇÕES E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS SOBRE ANIMAIS SINANTRÓPICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p76

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia

Resumo

 Este artigo foi elaborado com base em uma pesquisa de mestrado que tinha como questão central “quais proposições para a prática pedagógica, no ensino de Ciências e Biologia, poderiam ser elaboradas a partir da pedagogia histórico-crítica, levando em conta as significações de estudantes sobre animais sinantrópicos?” e por objetivo de analisar significações de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre animais sinantrópicos e extrair apontamentos pedagógicos para os Ensinos de Ciências e Biologia. Este texto aprofunda algumas análises dessa dissertação sobre o papel da escola em socializar conceitos científicos para uma formação humana pautada na prática social. Os participantes constituíram grupos de diálogo sobre animais de relevância para saúde pública. A análise seguiu a metodologia de núcleos de significação. Como resultados, encontramos núcleos sobre emoções e reações aos animais; descrições de características biológicas; e o universo simbólico cultural não científico. Destas análises, foram extraídos apontamentos pedagógicos a partir da pedagogia histórico-crítica.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Fernandes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Botucatu (2015/2016). Concluiu o Mestrado em Educação para Ciência pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru (2019) como bolsista pela fundação CAPES. Atualmente aluno de Doutorado em Educação para Ciência pela mesma instituição. Membro do grupo de pesquisa "Formação e Ação de Professores de Ciências e Educadores Ambientais" - CNPQ.

Luciana Maria Lunardi Campos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Professora Doutora do Departamento de Educaçao - Unesp Botucatu e do Programa de Pós-graduação em Educação para Ciência - Unesp Bauru

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Fernandes, G. A., & Campos, L. M. L. (2021). A CONSTITUIÇÃO DIALÉTICA DAS SIGNIFICAÇÕES E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS SOBRE ANIMAIS SINANTRÓPICOS. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(2), 76–96. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p76

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Artigos