NÚCLEO DE ESTUDOS DOCENTES COM ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p349Palavras-chave:
Formação continuada, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Alfabetização Científica e Tecnológica, Ensino de Ciências, Educação InfantilResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado profissional, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa (UTFPR-PG), que foi desenvolvida a partir da implementação de um núcleo de estudos docentes, com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), na cidade de Ponta Grossa - PR. A abordagem metodológica foi qualitativa, de natureza interpretativa com observação participante, possibilitando a compreensão de todo o processo investigado. Os participantes foram: 7 professores e 70 alunos, com a faixa etária de 3 a 5 anos; totalizando, assim, 77 colaboradores da pesquisa. O objetivo desse estudo foi verificar quais são as contribuições de um Núcleo de Estudos Docentes na Educação Infantil com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade para a Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Ciências. A coleta dos dados ocorreu por meio de anotações em diários de campo, relatórios, filmagens, fotografias, áudios, vídeos, questionários, tutoriais e sequências didáticas.Os resultados apontam para a falta de postura reflexiva acerca da ciência e tecnologia e suas implicações na sociedade. Evidenciamos que as discussões devem acontecer desde a Educação Infantil, quando professores dessa etapa de ensino devem conscientizar as crianças sobre os problemas do mundo em que estão inseridos, tornando-os cada vez mais críticos, reflexivos, questionadores e atuantes na sociedade.Referências
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