NÚCLEO DE ESTUDOS DOCENTES COM ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS

Autores

  • Juliana Sauerbier UTFPR
  • Juliana Pinto Viecheneski Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná Rua Pedro Koppe, nº 100, Vila Matilde, Irati, Paraná, Brasil
  • Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia – PPGECT Universidade Tecnológica Federal do Paraná Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330 Jardim Carvalho, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p349

Palavras-chave:

Formação continuada, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Alfabetização Científica e Tecnológica, Ensino de Ciências, Educação Infantil

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado profissional, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa (UTFPR-PG), que foi desenvolvida a partir da implementação de um núcleo de estudos docentes, com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), na cidade de Ponta Grossa - PR. A abordagem metodológica foi qualitativa, de natureza interpretativa com observação participante, possibilitando a compreensão de todo o processo investigado. Os participantes foram: 7 professores e 70 alunos, com a faixa etária de 3 a 5 anos; totalizando, assim, 77 colaboradores da pesquisa. O objetivo desse estudo foi verificar quais são as contribuições de um Núcleo de Estudos Docentes na Educação Infantil com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade para a Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Ciências. A coleta dos dados ocorreu por meio de anotações em diários de campo, relatórios, filmagens, fotografias, áudios, vídeos, questionários, tutoriais e sequências didáticas.Os resultados apontam para a falta de postura reflexiva acerca da ciência e tecnologia e suas implicações na sociedade. Evidenciamos que as discussões devem acontecer desde a Educação Infantil, quando professores dessa etapa de ensino devem conscientizar as crianças sobre os problemas do mundo em que estão inseridos, tornando-os cada vez mais críticos, reflexivos, questionadores e atuantes na sociedade.

Biografia do Autor

Juliana Sauerbier, UTFPR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001), Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade Internacional de Curitiba(2003), é Brinquedista ( 2013) pela Associação Brasileira de Brinquedotecas, faz Mestrado em Ensino, Ciência e Tecnologia na UTFPR, sendo membro do grupo de pesquisa em Ciência, Educação, Tecnologia e Sociedade. Tem vasta experiência na área de Educação como Professora e Pedagoga da 1ª etapa da Educação Básica e facilidade em trabalhar com a formação de profissionais da área. Foi Tutora a Distância do Curso de Pedagogia oferta especial- da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Pedagoga Institucional da Faculdade Secal (Sociedade Educativa e Cultural Amélia Ltda). Atualmente é Professora do Curso de Pedagogia, nesta Instituição, das disciplinas de Estágio Supervisionado na Educação Infantil, Estágio Supervisionado na EJA, Estágio Supervisionado em Formação de docentes, na disciplina de Jogos, corpo e movimento, de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil, é Coordenadora da Brinquedoteca Institucional e membro do Colegiado do Curso de Pedagogia. Também é Professora da Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, trabalhou na Secretaria Municipal de Educação na função de Assessora Pedagógica e formadora dos Professores da Educação Infantil da Rede Municipal, atualmente é Pedagoga de um Centro Municipal de Educação Infantil.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Sauerbier, J., Viecheneski, J. P., & Silveira, R. M. C. F. (2021). NÚCLEO DE ESTUDOS DOCENTES COM ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(2), 349–377. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p349

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Artigos