TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS, DIVERSIDADE REPRESENTACIONAL E REDESCRIÇÃO REPRESENTACIONAL: CONVERGÊNCIAS TEÓRICAS A RESPEITO DO PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM CONCEITUAL

Autores

  • Keila Tatiana Boni Universidade Norte do Paraná / Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Paulo Sérgio de Camargo Filho Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p97

Palavras-chave:

Educação Científica, Educação Matemática, Representações, Aprendizagem Conceitual

Resumo

A partir de análise e reflexões relacionadas à Teoria dos Campos Conceituais, à Diversidade Representacional e à Redescrição Representacional apresentam-se defesas convergentes a respeito da aprendizagem de conceitos científicos e matemáticos, enfatizando o papel das representações para esse processo de aprendizagem. Identificou-se aspectos comuns entre cada representação e seu referente, assim como entre diferentes representações de um mesmo referente, porém sem redundâncias entre características que cada uma delas apresentam. Ainda, evidenciou-se que é por meio de representações externas que indícios de representações mentais são manifestados. Identificou-se, também, que a aprendizagem está atrelada à coordenação de representações, que ela tem por base conhecimentos previamente construídos e que envolve o domínio declarativo por parte do aprendiz, bem como o acesso progressivo à consciência da sua própria aprendizagem, o qual é mediado por representações. As convergências identificadas proporcionam a professores e pesquisadores informações e possibilidades de reflexões a respeito das aprendizagens construídas por estudantes e o papel fundamental de variadas representações para que eles possam realizar procedimentos e discursos, o que contribui para elaboração de propostas avaliativas, didáticas e metodológicas voltadas para a aprendizagem conceitual de forma explícita e consciente.

Biografia do Autor

Keila Tatiana Boni, Universidade Norte do Paraná / Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática, na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e docente do Departamento de Matemática da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Carlos Eduardo Laburú, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Paulo Sérgio de Camargo Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Programa em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - câmpus Londrina.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Boni, K. T., Laburú, C. E., & de Camargo Filho, P. S. (2021). TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS, DIVERSIDADE REPRESENTACIONAL E REDESCRIÇÃO REPRESENTACIONAL: CONVERGÊNCIAS TEÓRICAS A RESPEITO DO PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM CONCEITUAL. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(2), 97–112. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p97

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