TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS, DIVERSIDADE REPRESENTACIONAL E REDESCRIÇÃO REPRESENTACIONAL: CONVERGÊNCIAS TEÓRICAS A RESPEITO DO PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM CONCEITUAL
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p97Palavras-chave:
Educação Científica, Educação Matemática, Representações, Aprendizagem ConceitualResumo
A partir de análise e reflexões relacionadas à Teoria dos Campos Conceituais, à Diversidade Representacional e à Redescrição Representacional apresentam-se defesas convergentes a respeito da aprendizagem de conceitos científicos e matemáticos, enfatizando o papel das representações para esse processo de aprendizagem. Identificou-se aspectos comuns entre cada representação e seu referente, assim como entre diferentes representações de um mesmo referente, porém sem redundâncias entre características que cada uma delas apresentam. Ainda, evidenciou-se que é por meio de representações externas que indícios de representações mentais são manifestados. Identificou-se, também, que a aprendizagem está atrelada à coordenação de representações, que ela tem por base conhecimentos previamente construídos e que envolve o domínio declarativo por parte do aprendiz, bem como o acesso progressivo à consciência da sua própria aprendizagem, o qual é mediado por representações. As convergências identificadas proporcionam a professores e pesquisadores informações e possibilidades de reflexões a respeito das aprendizagens construídas por estudantes e o papel fundamental de variadas representações para que eles possam realizar procedimentos e discursos, o que contribui para elaboração de propostas avaliativas, didáticas e metodológicas voltadas para a aprendizagem conceitual de forma explícita e consciente.Referências
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