PRÁTICAS EPISTÊMICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES NECESSÁRIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p378

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Alfabetização Científica, Práticas epistêmicas, Ensino por Investigação, Ensino Fundamental

Resumo

Diante dos desafios atuais da atualidade, ensinar Ciências para além de uma forma conteudista torna-se uma necessidade crescente. Nesse sentido, é fundamental envolver os estudantes no processo de Alfabetização Científica. No contexto da sala de aula, o Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) é uma abordagem que propicia esse processo e favorece as interações em sala de aula, sobretudo ao fazer os estudantes desenvolverem práticas epistêmicas. No entanto, estudos ainda salientam a necessidade de aperfeiçoá-lo, sobretudo em relação a essas práticas. Por isso, este artigo tem como objetivo investigar, à luz da perspectiva bakhtiniana, as contribuições das práticas epistêmicas do ENCI à Alfabetização Científica dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foram realizadas videogravações de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental. Para analisar os dados, as aulas foram transcritas e selecionamos Episódios de Ensino. Além disso, utilizamos uma construção metodológica baseada no pensamento bakhtiniano. Como resultados, destacamos as relações que podem ser estabelecidas entre as interações, as práticas epistêmicas do ensino por Investigação e elementos da Alfabetização Científica, sendo que ambos ocorrem geralmente em concomitância. Além disso, salientamos a importância da orientação da professora durante a investigação para que os estudantes assumam o protagonismo das aulas e participem ativamente na construção do conhecimento. Portanto, é importante que haja continuidade de pesquisas que aprofundem essas relações e promovam investigações em sala de aula, visando a melhoria da qualidade do ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Uilian dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutorando Pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM-UESC) e licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Pedagógicas e Docência (GEPED/UESC).

Luciana Sedano, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Adjunta da área de Didática do Departamento de Ciências da Educação (DCIE), Docente Permanente dos Programas de Pós Graduação em Educação, Mestrado Profissional (PPGE) e em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Santana, U. dos S., & Sedano, L. (2021). PRÁTICAS EPISTÊMICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES NECESSÁRIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(2), 378–403. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p378

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