O USO DO STOP MOTION NO ENSINO DE BIOQUÍMICA PARA O NÍVEL MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p127

Palavras-chave:

Stop Motion, Ensino de Biologia, Respiração Celular, Ferramentas Didáticas, Bioquímica no Ensino Médio

Resumo

Este trabalho analisa a produção e a aplicação de vídeos de animação usando a técnica de Stop Motion em uma Sequência Didática com o objetivo de operacionalizar os conhecimentos sobre respiração celular aeróbica, o que oportunizou construir conhecimentos científicos na perspectiva da Aprendizagem Significativa. Os estudantes de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio realizaram pesquisas e trabalhos em equipe para a criação, com intervenções artesanais, das estruturas representativas das reações bioquímicas sobre o tema, acrescido de socialização do conhecimento construído e identificação de equívocos nas representações com as animações. Essas intervenções mobilizaram reestruturações nas concepções prévias sobre a Bioquímica, reorganização cognitiva com ancoramento de novas informações e subsunçores modificados, implicando mudanças significativas quando se analisam resultados de testes Pré e Pós-construção e socialização das animações. Por tais resultados, compreendemos que o uso do Stop Motion oportunizou os estudantes a reestruturarem suas concepções e conceitos sobre o assunto de forma constante, no percurso que surgiam dúvidas e alcançavam novos entendimentos, culminando na socialização das animações prontas para novas aprendizagens e reorganização de suas representações mentais sobre o tema respiração celular aeróbica.

Biografia do Autor

Ana Jackeline de França Santos, Rede Estadual de Educação de Pernambuco

Professora de Biologia da Educação Básica no Estado de Pernambuco, Mestra em Ensino de Biologia pelo Mestrado Profissional de Ensino de Biologia (PROFBIO)

Emerson Peter da Silva Falcão, Centro Acadêmico de Vitória - Universidade Federal de Pernambuco.

Professor Associado na Universidade Federal de Pernambuco, vinculado ao Núcleo de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória - UFPE. Atua na áreas de Bioquímica geral, Farmacologia Geral e Química Medicinal, com ênfase em Isolamento de produtos bioativos de liquens e síntese de fármacos.

Kênio Erithon Cavalcante Lima, Centro Acadêmico de Vitória - Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto II no Núcleo de Ciências Biológicas, atuando na área de Ensino de Biologia e de Ciências e em Educação.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Santos, A. J. de F., da Silva Falcão, E. P., & Cavalcante Lima, K. E. (2021). O USO DO STOP MOTION NO ENSINO DE BIOQUÍMICA PARA O NÍVEL MÉDIO. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(2), 127–144. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p127

Edição

Seção

Artigos