LETRAMENTO GRÁFICO NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p170

Palabras clave:

O presente trabalho investiga a extensão do letramento gráfico de estudantes de Bacharelado em Química em uma disciplina de comunicação científica durante a realização de exposições orais produzidas a partir de artigos originais de pesquisa. As obras de W

Resumen

O presente trabalho investiga a extensão do letramento gráfico de estudantes de Bacharelado em Química em uma disciplina de comunicação científica durante a realização de exposições orais produzidas a partir de artigos originais de pesquisa. As obras de Woff-Michael Roth e colaboradores foram adotadas como referencial teórico durante a análise, a qual consistiu em: classificar as funções das inscrições (representações visuais materiais elaboradas inerentemente durante o fazer científico, tais como gráficos, fotografias, tabelas, equações, mapas, esquemas etc.) na exposição oral em decorativa, ilustrativa ou complementar; descrever a produção de sentidos a partir das leituras de inscrições, utilizando um Modelo Semiótico de Leitura de Inscrições; e classificar os tipos de leituras de inscrições em leitura competente, transparente ou problemática. Em relação à extensão do letramento gráfico dos grupos investigados, um deles se encontra na dimensão analítica, na qual os estudantes veem e utilizam as inscrições prioritariamente como dados científicos. Os demais grupos encontram-se na dimensão elementar, na qual os estudantes utilizam e veem as inscrições prioritariamente como ilustradores do conhecimento científico, com um o contato restrito com os diversos tipos de inscrição. Foi possível ainda identificar um novo tipo de leitura de inscrições, denominada leitura competente inversa. Ademais, o trabalho contribui com o delineamento de ações que promovem o letramento gráfico e com aportes teóricos para a inclusão da discussão dessa temática nos cursos de formação docente.

Biografía del autor/a

Mikeas Silva de Lima, Universidade de São Paulo

Doutorando em Ciência pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências na Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências (Área de Concentração: Química), pelo Instituto de Química de São Carlos - USP, com foco em pesquisas no Ensino de Química e Comunicação Científica. Graduado em Química (Licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Salete Linhares Queiroz, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1991), doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pela Pennsylvania State University (2009). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e coordenadora do Curso de Especialização em Educação em Ciências lato sensu da Universidade de São Paulo (USP), vice-diretora do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC/USP), editora da Revista Química Nova na Escola (SBQ) e professora livre-docente do Instituto de Química de São Carlos (USP), onde coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Química, no qual foram formados, até o momento, sob a sua orientação, dezoito mestres e sete doutores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, novas tecnologias e estado da arte no ensino de química.

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Publicado

2021-08-31

Cómo citar

de Lima, M. S., & Queiroz, S. L. (2021). LETRAMENTO GRÁFICO NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 26(2), 170–195. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p170

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