A EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE E SEUS ASPECTOS CIENTÍFICOS E SOCIOCULTURAIS: UMA ABORDAGEM NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p254Palavras-chave:
Educação para Sexualidade, Sexualidade, Sequência Didática, Anos iniciais, Ensino FundamentalResumo
Este estudo objetivou desvelar de que maneira a Educação para Sexualidade pode ser abordada e discutida com base na implementação de uma sequência didática para o 5º ano, do Ensino Fundamental, nas aulas de Ciências. Tal sequência foi desenvolvida em sete encontros, com duração de 100 minutos cada um, os quais ocorreram ao longo de sete semanas. Esta investigação apresentou cunho qualitativo, baseado em uma pesquisa de intervenção pedagógica. A análise de dados ocorreu a partir da transcrição do áudio das aulas e das atividades realizadas pelos (as) estudantes, com base na Análise de Conteúdo, tendo como categorias a posteriori a) aspectos científicos da Educação para Sexualidade e como subcategorias anatomia e fisiologia b) aspectos socioculturais da Educação para Sexualidade, com as subcategorias: respeito às diferenças, crenças e tabus, prevenção e saúde e proteção. No decorrer da implementação da sequência, foi discutida a importância da inserção da Educação para Sexualidade dentro do espaço escolar, articulando as categorias dos aspectos científicos com os socioculturais, a fim de que não ocorresse a fragmentação dos conhecimentos acerca do corpo, contribuindo para a formação de crianças sexualmente saudáveis que se tornarão adultos conscientes e responsáveis sobre seus corpos e seus direitos sexuais.Referências
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