CORDÉIS CIENTÍFICOS: PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E PROPOSITIVOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p112Palavras-chave:
Ensino de Química, Literatura de Cordel, Cordéis Científicos.Resumo
A literatura de cordel se configura como uma das principais representantes da cultura popular brasileira, sendo considerada patrimônio cultural do Brasil. Tendo em vista essa importância, nos últimos anos, diferentes pesquisas vêm destacando diversas potencialidades do seu uso no contexto escolar. Dessa forma, neste trabalho, focamos nossas atenções nos cordéis que trazem como tema central conhecimentos relacionados à ciência da natureza. Nesse sentido, ao longo do artigo buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: em que medida cordéis científicos podem ser pensados e utilizados no ensino de química, de modo que apresentem todo o rigor formal exigido na literatura e possibilitem alcançar propósitos educacionais relevantes para a área? Portanto, propomos como objetivo principal do trabalho elaborar diferentes cordéis científicos, seguindo o rigor da literatura de cordel, analisando o material elaborado quanto às suas limitações e potencialidades para serem utilizados no contexto educacional da área de Ensino de Química. Desta maneira, metodologicamente, apresentamos três cordéis científicos, que foram elaborados por um dos autores, juntamente com a análise do material produzido e sugestões para seu uso. Como forma de garantir que os poemas apresentassem as características desejadas, eles foram enviados para diferentes poetas cordelistas e diferentes pesquisadoras da área de ensino de química para serem analisados. A análise dos poetas nos revelou que os cordéis seguem as regras exigidas na literatura, enquanto a análise das pesquisadoras apontou diferentes potencialidades e limitações em relação ao seu uso no contexto educacional. Ao final do trabalho, apresentamos para cada cordel um quadro orientador para auxiliar na utilização do material produzido. Nos quadros são apresentadas diferentes informações a respeito dos poemas, como sugestões de atividades, conteúdos a serem trabalhos, metodologias potencializadas, aspectos interdisciplinares e possíveis limitações que podem surgir em uma intervenção educativa.Referências
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