CRIANÇAS, ALGORITMOS E O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
Palavras-chave:
Educação Matemática, algoritmo, Sistema de Numeração Decimal.Resumo
Embora vários estudos em Educação Matemática abordem possíveis problemas com o estudo dos algoritmos no ensino de aritmética nas séries iniciais, essas discussões ainda não se esgotaram. Nessa perspectiva, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como proposta investigar se o ensino da aritmética, com ênfase nos algoritmos das operações fundamentais, contribui para a construção do conhecimento matemático, particularmente do Sistema de Numeração Decimal. Para alcançar este objetivo foram entrevistadas, utilizando o método clínico crítico piagetiano, vinte crianças de uma escola pública. A análise dos resultados indica que elas reproduzem mecanicamente as técnicas operatórias convencionais sem perceber a relação existente entre esse dispositivo e os princípios e as propriedades do Sistema de Numeração Decimal.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.