CRIANÇAS, ALGORITMOS E O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

Autores

  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Marcela Boccoli Signorini Professora do Ensino Fundamental Secretaria de Educação do Estado do Paraná – SEED - PR

Palavras-chave:

Educação Matemática, algoritmo, Sistema de Numeração Decimal.

Resumo

Embora vários estudos em Educação Matemática abordem possíveis problemas com o estudo dos algoritmos no ensino de aritmética nas séries iniciais, essas discussões ainda não se esgotaram. Nessa perspectiva, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como proposta investigar se o ensino da aritmética, com ênfase nos algoritmos das operações fundamentais, contribui para a construção do conhecimento matemático, particularmente do Sistema de Numeração Decimal. Para alcançar este objetivo foram entrevistadas, utilizando o método clínico crítico piagetiano, vinte crianças de uma escola pública. A análise dos resultados indica que elas reproduzem mecanicamente as técnicas operatórias convencionais sem perceber a relação existente entre esse dispositivo e os princípios e as propriedades do Sistema de Numeração Decimal.

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Publicado

2016-08-13

Como Citar

Nogueira, C. M. I., & Signorini, M. B. (2016). CRIANÇAS, ALGORITMOS E O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. Investigações Em Ensino De Ciências, 15(2), 259–274. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/295

Edição

Seção

Artigos