O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DIGITAL DE LICENCIANDOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p127Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Ensino de Ciências, Formação de Professores de Ciências, Tecnologias Digitais, Produções Audiovisuais e SonorasResumo
A imersão das tecnologias digitais na formação inicial de professores das Ciências da Natureza tornou-se ainda mais complexa desde o início da Pandemia pela Covid-19. Nesse sentido, o presente estudo se propôs a analisar como as tecnologias digitais estão presentes na formação de professores das Ciências da Natureza. Para isso, foram realizadas 15 entrevistas semiestruturadas e a aplicação de um questionário online com professores e estudantes dos subprojetos de Biologia, Química e Física do Programa Residência Pedagógica/Capes (RP/Capes) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com base nos princípios da Análise Crítica do Discurso foram identificados nos relatos as dificuldades na formação problematizadora com as tecnologias digitais, frente a necessidade de reestruturação das matrizes curriculares das licenciaturas, , além da já enraizada formação instrumentalizadora de futuros docentes. Desta forma, configura-se como essencial a ampliação do fomento aos programas de formação inicial de professores, como o RP, quanto à necessidade de afastar a perspectiva instrumentalizadora que limita o diálogo com as tecnologias, inviabilizando ações atentas às potencialidades com tais espaços digitais.Referências
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