O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DIGITAL DE LICENCIANDOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • David Santana Lopes Doutorando pelo programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) https://orcid.org/0000-0002-0217-2709
  • Lynn Rosalina Gama Alves É docente e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC - UFBA, professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência e coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais - UFBA https://orcid.org/0000-0003-3688-3506
  • Rejâne Maria Lira-da-Silva É professora Titular da UFBA, coordenadora do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP/UFBA) (desde 1997). https://orcid.org/0000-0001-8016-8599

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p127

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Ensino de Ciências, Formação de Professores de Ciências, Tecnologias Digitais, Produções Audiovisuais e Sonoras

Resumo

A imersão das tecnologias digitais na formação inicial de professores das Ciências da Natureza tornou-se ainda mais complexa desde o início da Pandemia pela Covid-19. Nesse sentido, o presente estudo se propôs a analisar como as tecnologias digitais estão presentes na formação de professores das Ciências da Natureza. Para isso, foram realizadas 15 entrevistas semiestruturadas e a aplicação de um questionário online com professores e estudantes dos subprojetos de Biologia, Química e Física do Programa Residência Pedagógica/Capes (RP/Capes) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com base nos princípios da Análise Crítica do Discurso foram identificados nos relatos as dificuldades na formação problematizadora com as tecnologias digitais, frente a necessidade de reestruturação das matrizes curriculares das licenciaturas, , além da já enraizada formação instrumentalizadora de futuros docentes. Desta forma, configura-se como essencial a ampliação do fomento aos programas de formação inicial de professores, como o RP, quanto à necessidade de afastar a perspectiva instrumentalizadora que limita o diálogo com as tecnologias, inviabilizando ações atentas às potencialidades com tais espaços digitais.

Biografia do Autor

David Santana Lopes, Doutorando pelo programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS)

Professor em Biologia, Pedagogo, Especialista na Formação de Professores em Letras/Libras e Mestre em Educação.

Lynn Rosalina Gama Alves, É docente e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC - UFBA, professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência e coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais - UFBA

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Rejâne Maria Lira-da-Silva, É professora Titular da UFBA, coordenadora do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP/UFBA) (desde 1997).

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1990), com Aperfeiçoamento no Natural History Museum, Londres, Inglaterra(1991), no Muséum d´Histoire Naturelle, Paris, França (2015) e University of Adelaide, Austrália (2016); Especialização em Venenos Animais pelo Instituto Butantan, São Paulo, Brasil (1991); Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia, Brasil (1996); Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2001)

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Publicado

2023-05-02

Como Citar

Lopes, D. S., Alves, L. R. G., & Lira-da-Silva, R. M. (2023). O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DIGITAL DE LICENCIANDOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA. Investigações Em Ensino De Ciências, 28(1), 127–156. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p127

Edição

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Artigos