ARTIGOS PUBLICADOS NA ÁREA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO MÉTRICO (1996-2018)
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p219Palavras-chave:
Teoria da Aprendizagem Significativa, Educação em Ciências, Bibliometria, CienciometriaResumo
A pesquisa é resultado de indagações oriundas de investigação anterior, a qual indicou uma evidente interface entre a Teoria da Aprendizagem Significativa e a área brasileira de Educação em Ciências. Nesse sentido, nos propomos a traçar um perfil métrico dos artigos publicados em periódicos deste campo que apresentavam a aprendizagem significativa em seus conteúdos. A metodologia utilizada se fundamentou em princípios teórico-metodológicos da bibliometria e da cienciometria. Consultamos todos os artigos publicados entre 1996 e 2018 de cinco periódicos da referida área editados no país. Foram analisados os seguintes indicadores: aspectos gerais; autoria-produção; conteúdo; e, referências. Nos resultados inferimos que o perfil cienciométrico construído traz relevantes indicativos para aprimorar nossa compreensão a respeito das tendências, frentes de investigação, leituras sociológicas da ciência, reflexões e alertas para a área, em especial para a comunidade de pesquisadores interessados nessa teoria de aprendizagem.Referências
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