ARTIGOS PUBLICADOS NA ÁREA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO MÉTRICO (1996-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p219

Palavras-chave:

Teoria da Aprendizagem Significativa, Educação em Ciências, Bibliometria, Cienciometria

Resumo

A pesquisa é resultado de indagações oriundas de investigação anterior, a qual indicou uma evidente interface entre a Teoria da Aprendizagem Significativa e a área brasileira de Educação em Ciências. Nesse sentido, nos propomos a traçar um perfil métrico dos artigos publicados em periódicos deste campo que apresentavam a aprendizagem significativa em seus conteúdos. A metodologia utilizada se fundamentou em princípios teórico-metodológicos da bibliometria e da cienciometria. Consultamos todos os artigos publicados entre 1996 e 2018 de cinco periódicos da referida área editados no país. Foram analisados os seguintes indicadores: aspectos gerais; autoria-produção; conteúdo; e, referências. Nos resultados inferimos que o perfil cienciométrico construído traz relevantes indicativos para aprimorar nossa compreensão a respeito das tendências, frentes de investigação, leituras sociológicas da ciência, reflexões e alertas para a área, em especial para a comunidade de pesquisadores interessados nessa teoria de aprendizagem.

Biografia do Autor

Alaércio Moura Peixoto de Jesus, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Discente no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Licenciado em Química. e-mail: mouraalaercio@gmail.com

Júlio César Castilho Razera, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Ciências Biológicas Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Avenida José Moreira Sobrinho s/n, Jequié, Bahia, Brasil

Paulo Marcelo Marini Teixeira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Ciências Biológicas Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Avenida José Moreira Sobrinho s/n, Jequié, Bahia, Brasil

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Jesus, A. M. P. de, Razera, J. C. C., & Teixeira, P. M. M. (2022). ARTIGOS PUBLICADOS NA ÁREA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO MÉTRICO (1996-2018). Investigações Em Ensino De Ciências, 27(3), 219–238. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p219

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