CARACTERIZANDO ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS EM UMA SALA DE AULA DE QUÍMICA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS EM DIREÇÃO À CONFIGURAÇÃO DE UM GÊNERO DO DISCURSO
Palavras-chave:
Estratégias enunciativas, gêneros do discurso, professores e salas de aula de ciências.Resumo
Este trabalho apresenta uma análise das estratégias enunciativas articuladas por uma professora em uma sala de aula de Química da 2ª série do ensino médio, em que foram abordados os conceitos de processos exo e endotérmicos e de entalpia. A caracterização dessas estratégias orienta-se para a configuração do gênero do discurso das salas de aula de ciências, numa perspectiva bakhtiniana. A metodologia empregada envolveu a aplicação de um sistema de categorias proposto por Mortimer, Massicame, Buty e Tiberghien (2005 a e b) aos dados de sala de aula registrados em vídeo, em tempo real, utilizando um software desenvolvido pelo IPN-Kiel, o Videograph®. Os resultados apresentados neste artigo compreendem os percentuais de tempo e frequências de cada categoria do sistema, resultantes do trabalho com este software, e também uma microanálise que, referendada pelos percentuais, permite compreender como surgem os enunciados em função das diferentes estratégias enunciativas empregadas pela professora.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.