CARACTERIZANDO ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS EM UMA SALA DE AULA DE QUÍMICA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS EM DIREÇÃO À CONFIGURAÇÃO DE UM GÊNERO DO DISCURSO

Autores

  • Adjane da Costa Tourinho e Silva Universidade Federal de Sergipe-Colégio de Aplicação. Av. Marechal Rondon S/N. Jardim. Rosa Elze. São Cristóvão-SE
  • Eduardo Fleury Mortimer Universidade Federal de Minas Gerais-Faculdade de Educação. Av. Antônio Carlos 6627 31270-901 Belo Horizonte – MG

Palavras-chave:

Estratégias enunciativas, gêneros do discurso, professores e salas de aula de ciências.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise das estratégias enunciativas articuladas por uma professora em uma sala de aula de Química da 2ª série do ensino médio, em que foram abordados os conceitos de processos exo e endotérmicos e de entalpia. A caracterização dessas estratégias orienta-se para a configuração do gênero do discurso das salas de aula de ciências, numa perspectiva bakhtiniana. A metodologia empregada envolveu a aplicação de um sistema de categorias proposto por Mortimer, Massicame, Buty e Tiberghien (2005 a e b) aos dados de sala de aula registrados em vídeo, em tempo real, utilizando um software desenvolvido pelo IPN-Kiel, o Videograph®. Os resultados apresentados neste artigo compreendem os percentuais de tempo e frequências de cada categoria do sistema, resultantes do trabalho com este software, e também uma microanálise que, referendada pelos percentuais, permite compreender como surgem os enunciados em função das diferentes estratégias enunciativas empregadas pela professora.

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Publicado

2016-08-30

Como Citar

Tourinho e Silva, A. da C., & Mortimer, E. F. (2016). CARACTERIZANDO ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS EM UMA SALA DE AULA DE QUÍMICA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS EM DIREÇÃO À CONFIGURAÇÃO DE UM GÊNERO DO DISCURSO. Investigações Em Ensino De Ciências, 15(1), 121–153. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/318

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