A CONSTRUÇÃO DE UM PERFIL PARA O CONCEITO DE REFERENCIAL EM FÍSICA E OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS A APRENDIZAGEM DA TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA
Palavras-chave:
perfil conceitual, obstáculo epistemológico, aprendizagem da Teoria da Relatividade Restrita.Resumo
Neste trabalho, utilizamos a noção de Perfil Conceitual como instrumento teórico para investigar a aprendizagem da Teoria da Relatividade Restrita e os obstáculos epistemológicos à sua compreensão. Em particular, estabelecemos o perfil conceitual da noção de referencial, considerando que esta noção é epistemologicamente e ontologicamente diferenciada quando a examinamos na perspectiva do senso comum, da Física Newtoniana e da Teoria da Relatividade Restrita. Considerando os nossos resultados e os da bibliografia examinada, argumentamos que os obstáculos epistemológicos ao entendimento da TRR podem ser relacionados a estas três regiões do perfil, especialmente quando os seus aspectos ontológicos e metafísicos são levados em conta. Argumentamos também que estes obstáculos têm duas origens principais. A primeira está associada à tentativa de ancorar os conceitos da TRR à subsunsores pertencentes a regiões não adequadas do perfil conceitual de referencial. A segunda está associada às formas de espontâneas de raciocínio, que são utilizadas para realizar esta ancoragem. Concluímos que a aprendizagem da Teoria da Relatividade Restrita deve se dar a partir da criação da região relativística do perfil conceitual de referencial e que a não construção desta região propicia o surgimento de obstáculos epistemológicos à compreensão da Teoria da Relatividade RestritaDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.