ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA E FORMAÇÃO DE CONCEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS
Palavras-chave:
Alfabetização ecológica, Formação de conceitos, LudicidadeResumo
Este estudo buscou investigar a formação de conceitos e de atitudes envolvidas no estudo de teia alimentar por meio de atividades lúdicas e utilizando o referencial vygotskiano. A professora-pesquisadora planejou as atividades que foram vivenciadas por um grupo de crianças da Educação Infantil, de ambos os sexos, na faixa etária entre 4-5 anos. A escolha desse conceito específico teve como objetivo contribuir para a alfabetização ecológica das crianças. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como instrumentos o registro videogravado das entrevistas e da participação em atividades lúdicas, a elaboração de desenhos e a realização de tarefas de correspondência. Constatou-se uma influência positiva geral das atividades lúdicas ao despertar a percepção de pertencimento à teia e da importância do cuidado com os seres vivos para preservação da vida, bem como uma evolução dentro das fases propostas por Vygotsky.Downloads
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