O CAMPO FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO EM ARTIGOS DE REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL
Palavras-chave:
Formação de Professores, Ensino de Ciências, Análise Textual, Revistas de Ensino de Ciências.Resumo
Neste trabalho apresentamos uma análise de artigos sobre formação de professores publicados em periódicos da área de Ensino de Ciências no Brasil, no período de 1979 a 2007. Os seguintes periódicos fizeram parte desta análise: Revista Brasileira de Ensino de Física, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Ciência & Educação, Investigações em Ensino de Ciências, Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Para o desenvolvimento desta investigação tomamos a análise textual como metodologia geral para a coleta e análise de dados. Para a sistematização das informações foram destacadas palavras e expressões do título, das palavras-chave e do resumo apresentados nos artigos. As informações sistematizadas revelam que esse tema sempre foi um dos focos de investigação nesses periódicos. As análises realizadas permitiram a delimitação de um corpus de pesquisa, o qual se constitui o ponto de partida para uma reflexão mais ampla e detalhada sobre o campo. Como primeiro resultado foram localizadas 112 palavras, resumidas em seis categorias (ação, atributos, constituição, identidade, profissão e saber) com as quais foi possível caracterizar de modo amplo o campo formação de professores de Ciências no Brasil.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.
