A RELAÇÃO CONTEÚDO-FORMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DE MATO GROSSO SUL: ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n3p24

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Currículo, Neoliberalismo, Conteúdos curriculares, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar, à luz da Pedagogia Histórico-crítica (PHC), a Educação Ambiental (EA) no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul (CRMS). De modo mais específico, investigamos onde e como ela se insere, principalmente sua relação com os conteúdos curriculares. Tendo como referencial teórico e metodológico o Materialismo Histórico e Dialético desenvolvemos um estudo exploratório cuja busca de informações foi realizada no citado currículo. As análises foram realizadas por meio de uma “categoria síntese”, a relação conteúdo-forma, com a qual foi possível partir empiricamente para, a partir das abstrações, compreender criticamente a EA no CRMS. Entre os resultados, entendemos que a dissociação entre conteúdo-forma encontrada no currículo implica a possibilidade de incompreensão, por alunos e professores, da crise socioambiental enquanto síntese de múltiplas determinações que têm origem no modo capitalista de produção. Em virtude disso, abre-se espaço para uma compreensão da EA enquanto Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), expressão da ideologia neoliberal, do ambientalismo de resultados, do pragmatismo contemporâneo e do ecologismo de mercado.

Biografia do Autor

Luciana Maria Lunardi Campos, Instituto de Biociências - UNESP - Botucatu , Brasil - Professora Assistente

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação inicial, ensino, ciências e formação de professores.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Giacomini Cruz Zucchini, L., & Lunardi Campos, L. M. (2023). A RELAÇÃO CONTEÚDO-FORMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DE MATO GROSSO SUL: ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 28(3), 24–48. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n3p24

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