A RELAÇÃO CONTEÚDO-FORMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DE MATO GROSSO SUL: ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n3p24Palabras clave:
Educação Ambiental, Currículo, Neoliberalismo, Conteúdos curriculares, Pedagogia Histórico-CríticaResumen
Este estudo tem por objetivo analisar, à luz da Pedagogia Histórico-crítica (PHC), a Educação Ambiental (EA) no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul (CRMS). De modo mais específico, investigamos onde e como ela se insere, principalmente sua relação com os conteúdos curriculares. Tendo como referencial teórico e metodológico o Materialismo Histórico e Dialético desenvolvemos um estudo exploratório cuja busca de informações foi realizada no citado currículo. As análises foram realizadas por meio de uma “categoria síntese”, a relação conteúdo-forma, com a qual foi possível partir empiricamente para, a partir das abstrações, compreender criticamente a EA no CRMS. Entre os resultados, entendemos que a dissociação entre conteúdo-forma encontrada no currículo implica a possibilidade de incompreensão, por alunos e professores, da crise socioambiental enquanto síntese de múltiplas determinações que têm origem no modo capitalista de produção. Em virtude disso, abre-se espaço para uma compreensão da EA enquanto Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), expressão da ideologia neoliberal, do ambientalismo de resultados, do pragmatismo contemporâneo e do ecologismo de mercado.Citas
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