INTERAÇÃO, CONVERSAS E CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO: UM ESTUDO SOBRE FAMÍLIAS EM VISITA À EXPOSIÇÃO ITINERANTE “TÚNEL DA CIÊNCIA MAX PLANCK 3.0”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p17

Palavras-chave:

Famílias, Conversas, Interações, Educação não formal, Museus de Ciências

Resumo

Neste estudo, tivemos como objetivo entender como ocorre a construção de significado durante a visita de famílias a exposição itinerante de ciências, “Túnel da Ciência Max Planck 3.0”, a partir da análise de suas conversas e interações. A visita de quatro famílias foi gravada e analisada por meio de um protocolo de pesquisa focado nas interações e no conteúdo das conversas. A análise traz evidências de que a leitura, os questionamentos das crianças e o papel do mediador contribuíram para aprofundar as temáticas de ciência relacionadas aos módulos expositivos. De igual importância, as habilidades de negociar o trajeto, de acessar e operar os dispositivos interativos contribuíram para o interesse e para apropriação da exposição. Em síntese, a análise indica que houve um esforço das famílias para significar e compreender as interações estabelecidas no grupo e com a exposição e que, portanto, os visitantes vivenciaram experiências de aprendizagem de maneira colaborativa.

Biografia do Autor

Graziele Scalfi, Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT)

Graziele Scalfi é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Seus interesses de pesquisa são comunicação científica, educação não formal e experiências de aprendizagem, com ênfase particular em crianças e famílias.

Luisa Massarani , Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia

Luisa Massarani é coordenadora de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Brasil. Atua principalmente nos seguintes temas: aspectos históricos e contemporâneos da divulgação científica; museus de ciência e espaços projetados para ciência; ciência, mídia e redes sociais; percepção pública da ciência e da tecnologia.

Bruno Rafael Santos de Cerqueira , Universidade Federal do ABC

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos e Doutor em Ensino de Ciências - modalidade Biologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor adjunto do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC na área de processos cognitivos de aprendizagem. Sou docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) da UFABC. Estou como secretário da Diretoria regional 1 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Desenvolvo pesquisas com seguintes temas: Ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia, educação não formal, divulgação científica e produção de materiais didáticos. Tenho como foco teórico a Teoria Histórico-Cultural da Atividade

Yan Silveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO

Graduando em museologia com vivências no campo de museus, principalmente em setores de educação, porém com passagens pelas mais diversas áreas que compõem o dia a dia das instituições. Engajado com educação em espaços culturais e predisposto a dar ideias a fim de experimentar novas maneiras de se trabalhar esses espaços e seus públicos.

Alessandra Bizerra, Universidade de São Paulo

Alessandra Bizerra é professora do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação não formal, comunicação científica, aprendizagem e ensino de ciências e formação de professores, com especial interesse em processos participativos em comunicação e educação em ciências.

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Publicado

2024-09-10

Como Citar

Scalfi, G., Massarani , L., Santos de Cerqueira , B. R., Silveira, Y., & Bizerra, A. (2024). INTERAÇÃO, CONVERSAS E CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO: UM ESTUDO SOBRE FAMÍLIAS EM VISITA À EXPOSIÇÃO ITINERANTE “TÚNEL DA CIÊNCIA MAX PLANCK 3.0”. Investigações Em Ensino De Ciências, 29(2), 17–31. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p17

Edição

Seção

Artigos