AS AÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n3p128

Palavras-chave:

Ensino Médio, Investigação, Ensino por Investigação, Ensino de Ciências, Atividades Colaborativas

Resumo

Neste artigo, é apresentado um estudo com o intuito de comunicar compreensões emergentes de uma revisão sistemática da literatura, com uma abordagem fenomenológica hermenêutica, acerca das ações dos estudantes em atividades de pesquisa/investigação no Ensino Médio, na área de Ciências da Natureza, a partir de artigos da Comunidade Científica. Os estudos foram coletados no Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr), e um total de 32 artigos foram selecionados como corpus de análise. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), emergiram três categorias: 1) Atividades de investigação associadas à experimentação; 2) Ações investigativas dos estudantes: habilidades e competências; 3) Investigação dialógica com interação e colaboração em grupos. Os resultados indicam um engajamento ativo e participativo dos estudantes nessas atividades, destacando-se a resolução de problemas práticos, práticas experimentais, leitura, escrita, trabalho em equipe, formulação de hipóteses e comunicação. O envolvimento em atividades de pesquisa/investigação em grupos também promove a participação, argumentação e compartilhamento de informações, apesar dos desafios, incentivando a interação social e a autonomia na busca e sistematização de informações.

Biografia do Autor

Charles dos Santos Guidotti, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Licenciado em Física (2011), Mestre em Educação em Ciências (2014) e Doutor em Educação em Ciências (2019) pela Universidade Federal do Rio Grande. Professor Adjunto no Instituto de Matemática, Estátistica e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande. Orientador de pós graduação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da FURG. Coordenador do núcleo Ciências Exatas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID da FURG. Pesquisa sobre a Formação de professores de Ciências, com enfoque na investigação do professor a partir da experiência. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão junto a professores em formação inicial e professores da educação Básica com o objetivo de fomentar ações investigativas na sala de Ciências para o aperfeiçoamento/desenvolvimento de compreensões dos conhecimentos científicos dos estudantes.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

dos Santos Guidotti, C., & Heckler, V. (2023). AS AÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Investigações Em Ensino De Ciências, 28(3), 128–147. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n3p128

Edição

Seção

Artigos