APROXIMAÇÕES ENTRE A CIÊNCIA INTEGRAL E O FLUXO SANGUÍNEO DA CIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p01Palavras-chave:
Natureza da Ciência, Teoria Ator-Rede, Sociologia da CiênciaResumo
Neste artigo, realizamos uma proposta de integração entre o pensamento de Bruno de Latour, especificamente sobre o Fluxo Sanguíneo da Ciência, com a abordagem integral de Douglas Allchin para permitir possíveis avanços sobre a abordagem de Natureza da Ciência e suas implicações para a Educação em Ciências. Sendo assim, apontamos que o círculo de vínculo e nós do fluxo sanguíneo da Ciência foi proposto como sendo aglutinador de ambos os aportes, pois permeia todos os pontos da proposta de integração e pode possibilitar uma Educação em Ciências comprometida com um mundo melhor, sem ser reduzida a um cientificismo, mas apropriada de forma correta e coerente para o exercício pleno da cidadania de todos os discentes. Com isso, estamos cientes de que o processo de internalização da Ciência não será fácil e ocorrerá de forma gradual, pois só assim será possível o seu uso pelas pessoas em geral e, a partir daí aumentará a confiança na Ciência e a identificação de que ela não é a detentora de todas as verdades, mas homeostática, no sentido de manter em equilíbrio interno as convicções pessoais e, também, para explicar o mundo, sem sofrer variações com o efeito externo dos movimentos anticiência propagados por meio de Fake News em redes sociais.Referências
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