O ENSINO DE GENÉTICA NO BRASIL: UM ESTUDO MÉTRICO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n1p135Palavras-chave:
Ensino de Genética, Bibliometria, Produção científicaResumo
As pesquisas desenvolvidas na área de Ensino de Biologia estão em pleno crescimento, entretanto, as investigações em Ensino de Genética não acompanharam essa tendência de aumento. Sendo assim, o estudo objetivou analisar metricamente o perfil da produção científica relacionada à subárea “Ensino de Genética” nos periódicos de Ensino de Ciências do Brasil nos anos de 2011 a 2020. Para tal, nos baseamos em uma análise prioritariamente quantitativa fundamentada nos princípios teóricos-metodológicos adaptados dos estudos métricos no campo da bibliometria. Foram consultados todos os artigos publicados entre 2011 e 2020 em cinco periódicos brasileiros da referida área, selecionando aqueles que focalizavam o Ensino de Genética em seus conteúdos. Com esse levantamento, analisamos os indicadores gerais, de autoria-produção, de conteúdo e referências. O perfil obtido com base nesses indicadores nos proporcionou alguns indicativos para compreensão das tendências da produção científica na área, tais como: incipiência nas pesquisas sobre o Ensino de Genética, mulheres entre os autores-pesquisadores mais colaborativos e citados, periódicos e documentos governamentais entre os tipos de materiais bibliográficos mais referenciados, dentre outros. Sendo assim, esperamos com esse trabalho proporcionar direcionamentos para futuras investigações.Referências
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