O CONCEITO DE ELÉTRON E A NARRATIVA DE ALICE NO PAÍS NO QUANTUM: UMA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS PELA ICONICIDADE DE SIGNOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n1p254

Palavras-chave:

Conceito de elétron, Literatura fantástica, Teoria da Iconicidade Verbal

Resumo

A relação Ciência-Literatura, na Educação Científica, tem apontado às potencialidades educativas da literatura fantástica, por exemplo, para a aprendizagem de conceitos abstratos. No entanto, não se tem explorado o papel dos elementos ficcionais no processo de aprendizagem e como eles são retomados em situações de ensino. Neste estudo, realizamos uma oficina sobre o conceito de elétron e a Mecânica Quântica com estudantes de um curso de licenciatura em Química, para investigar como a narrativa de Alice no País do Quantum poderia influenciar na aprendizagem. Ao analisar os dados das discussões e questionários, a partir da Teoria da Iconicidade Verbal (TIV), identificamos a manipulação de níveis de iconicidade pelos estudantes ao relacionarem elementos ficcionais com suas compreensões sobre o elétron em uma realidade microscópica. Nossos achados apontam como a narrativa do livro foi importante na (re)significação por parte dos estudantes, sendo representada pela manipulação dos níveis de iconicidade propostos pela TIV.

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Publicado

2024-05-04

Como Citar

dos Santos Marinho, M., & Ratis Tenório da Silva, J. R. (2024). O CONCEITO DE ELÉTRON E A NARRATIVA DE ALICE NO PAÍS NO QUANTUM: UMA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS PELA ICONICIDADE DE SIGNOS. Investigações Em Ensino De Ciências, 29(1), 254–271. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n1p254

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