MICHAEL MATTHEWS E A ARTICULAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS-HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO BRASIL EM ARTIGOS PUBLICADOS ENTRE 2002 E 2021: COMO CAMINHAMOS PARA UMA PERSPECTIVA SOCIOPOLÍTICA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p166

Palavras-chave:

história da ciência, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Ciência & Educação, Michael Matthews, perspectivas sociopolíticas

Resumo

A articulação entre História da Ciência e o ensino de ciências tem percorrido um longo trajeto na Educação em Ciências. Entre os inúmeros trabalhos nesse campo, o estudo de Michael Matthews, de 1992, teve um impacto significativo ao propor defesas para a inclusão de abordagens históricas nas aulas de ciências, que continuam sendo relevantes até os dias atuais. Paralelamente, nos últimos anos, têm sido evidenciadas perspectivas sociopolíticas na Educação em Ciências, que direcionam os esforços para enfrentar questões fundamentais de nosso tempo. É diante dessas duas premissas que esta pesquisa analisa o movimento da articulação entre História da Ciência e ensino, com foco nas aproximações e distanciamentos das defesas estabelecidas por Michael Matthews, em 1992, e como isso se relaciona com a virada sociopolítica da Educação em Ciências. Para alcançar esse objetivo, realizamos uma revisão bibliográfica em um período de 20 anos (de 2002 a 2021), considerando dois periódicos nacionais: o Caderno Brasileiro de Ensino de Física e a revista Ciência & Educação. O estudo abordou temáticas que têm suas raízes no trabalho de Matthews, de 1992, como a mudança de concepções sobre a ciência, a aprendizagem de conceitos científicos e o enfoque sociocultural, buscando compreender as dinâmicas e reflexões presentes na literatura acadêmica dessa área ao longo do tempo e como a visão sociopolítica, advinda de perspectivas educacionais, se insere nessa articulação. Ao final, com base nos resultados encontrados, propomos como a virada sociopolítica pode ser um caminho teórico-metodológico para abordar questões contemporâneas no contexto do ensino de ciências.

Referências

Alves-Brito, A., Bootz, V., & Massoni, N. T. (2018). Uma sequência didática para discutir as relações étnico-raciais (Leis 10.639/03 e 11.645/08) na educação científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 35(3), 917-955. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p917

Amaral, P. (2021). O estudo do corpo humano à luz da História Cultural da Ciência: discutindo perspectivas para a educação em ciências no Ensino Fundamental II. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, Brasil.

Bagdonas, A. (2020). A favor e contra o método: a tensão entre racionalismo e anarquismo epistemológico na controvérsia entre Big Bang e Estado Estacionário. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(3), 1250-1277. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1250

Bastos, F., & Krasilchik, M. (2004). Pesquisas sobre a febre amarela (1881-1903): uma reflexão visando contribuir para o ensino de ciências. Ciência & Educação (Bauru), 10(3), 417-442. https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000300008

Braga, M., Guerra, A., REIS, J.C. (2012). The role of historical-philosophical controversies in teaching sciences: The debate between Biot and Ampère. Science & Education, 21(6), 921-934. https://doi.org/10.1007/s11191-010-9312-5

Carter, L. (2014). The Elephant in the Room: Science Education, Neoliberalism and Resistance. In: J. Bencze & S. Alsop (Eds.). Activist Science and Technology Education (pp 23–36). Dordrecht, Netherland: Springer. https://doi.org/10.1007/978-94-007-4360-1_2

Carvalho, T. A., & Reis, J. C. (2020). Diálogos entre Ciência e Arte: Uma leitura a partir da obra de Remedios Varo para um Ensino sobre as Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(1), 173-196. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p173

Carvalho, T. R., & Lopes, N. C. (2021). Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências. Ciência & Educação (Bauru), 27,e21030,1-19. https://doi.org/10.1590/1516-731320210030

Carvalho, W. L. P., & Orquiza-de-Carvalho, L. M. (2020). Educação para o Entendimento da População sobre Ciência e a Responsabilidade Científica: Reflexões em Meio a uma Pandemia. Ciência & Educação (Bauru), 26, e20017, 1-8. https://doi.org/10.1590/1516-731320200000

Catarino, G. F. C., & Reis, J. C. O. (2021). A pesquisa em ensino de ciências e a educação científica em tempos de pandemia: reflexões sobre natureza da ciência e interdisciplinaridade. Ciência & Educação (Bauru), 27, e21033, 1-16. https://doi.org/10.1590/1516-731320210033

Chinelli, M. V., Ferreira, M. V. da S., & Aguiar, L. E. V. de. (2010). Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências. Ciência & Educação (Bauru), 16(1), 17-35. https://doi.org/10.1590/S1516-73132010000100002

Cordeiro, M. D., & Peduzzi, L. O. Q. (2010). As Conferências Nobel de Marie e Pierre Curie: a gênese da radioatividade no ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 27(3), 473-514. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2010v27n3p473

Cordeiro, M. D., & Peduzzi, L. O. Q. (2014). Entre os transurânicos e a fissão nuclear: um exemplo do papel da interdisciplinaridade em uma descoberta científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 31(3), 536-563. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p536

Covolan, S. C. T., & Silva, D. (2005). A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito. Ciência & Educação (Bauru), 11(1), 98-117. https://doi.org/10.1590/S1516-73132005000100009

Drummond, J. M. H. F, Nicácio, J. D. dos S., Skeete Jr, A. W., da Silva, M. M., Câmara, A. T. A., & Bezerra, F. V. (2015). Narrativas históricas: gravidade, sistemas de mundo e natureza da ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 32(1), 99–141. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v32n1p99

Francisco Junior, W. E., Andrade, D. R., & Mesquita, N. A. da S. (2015). Visões de cientistas e atividade científica na obra Ponto de Impacto de Dan Brown: possibilidades de inserção de elementos de História e Filosofia das Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 32(1), 76–98. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v32n1p76

Galvão, V. S., & Praia, J. F. (2009). Construir com os professores do 2º ciclo práticas letivas inovadoras: um projeto de pesquisa sobre o ensino do tema curricular 'Alimentação Humana'. Ciência & Educação (Bauru), 15(3), 631-645. https://doi.org/10.1590/S1516-73132009000300011

Gandolfi, H. (2018). Different people in different places: secondary school students’ knowledge about history of science. Science & Education, 27 (3-4), 259-297. https://doi.org/10.1007/s11191-018-9971-1

Gil Pérez, D., Montoro, I. F., Alis, J. C., Cachapuz, A., & Praia, J. (2001). Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação (Bauru), 10(3), 125-153. https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000200001

Greca, I.M., & Freire Jr, O. (2004). A "crítica forte" da ciência e implicações para a educação em ciências. Ciência & Educação (Bauru), 10(3), 343-361. https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000300004

Guerra, A. (2021). Novas perspectivas historiográficas para história de ciências no ensino: discutindo possibilidades para uma educação em ciências mais política. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 4(Sp. Ed.), 1083-1100. https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i3.12899

Guerra, A. (2023). O que podemos aprender com a ciência? In I. Gurgel (Ed.). Porque confiar nas ciências: Epistemologias para o nosso tempo (pp.7-22). São Paulo, SP: Livraria da Física.

Guerra, A., & Gurgel, I. (2023). The aims and values of physics. In M. F. Taşar & P. R. L. Heron (Eds.), The International Handbook of Physics Education Research: Special Topics (pp. 9-28). Melville, United States os America: AIP Publishing. https://doi.org/10.1063/9780735425514_009

Guerra, A., & Moura, C. B. (2022). História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global. Ciência & Educação (Bauru), 28, e22018, 1-20. https://doi.org/10.1590/1516-731320220018

Guerra, A., Moura, C. B., & Gurgel, I. (2020). Sobre Educação em Ciências, Rupturas e Futuros (Im)possíveis. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(3), 1010-1019. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1010

Gurgel, I. (2020). Reflexões Político-Curriculares sobre a Importância da História das Ciências no Contexto da Crise da Modernidade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(2), 333-350. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p333

Gutiérrez, R. (2013). The Sociopolitical Turn in Mathematics Education. Journal for Research in Mathematics Education, 44(1), 37-68. https://doi.org/10.5951/jresematheduc.44.1.0037

Haddad, T. A. S. (2022). Local, universal, (pós)(des)colonial...: o jogo de escalas no horizonte epistemológico e político da história das ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 39(3), 612-629. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e92069

Harding, S. (2019). Objetividade mais forte para ciências exercidas a partir de baixo. Em construção, 6(5), 143-162. https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2019.41257

Hidalgo, J. M., Schivani, M., & Martins, M. da S. (2018). História e Filosofia da Ciência na formação docente: trabalhando com animações digitais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 35(3), 805–850. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p805

Jardim, W.T., Guerra, A. & Schiffer, H. (2021). History of Science in Physics Teaching. Science & Education, 30(3), 609–638. https://doi.org/10.1007/s11191-020-00191-x

Junges, A. L., & Massoni, N. T. (2018). Consenso Científico sobre Aquecimento Global Antropogênico: Considerações Históricas e Epistemológicas e Reflexões para o Ensino dessa Temática. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(2), 455-491. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182455

Lemke, J. L. (2001). Articulating communities: Sociocultural perspectives on science education. Journal of Research in Science Teaching, 38(3), 296-316.https://doi.org/10.1002/1098-2736(200103)38:3<296::AID-TEA1007>3.0.CO;2-R

Licio, J. G., & Silva, C. B. (2020). O que Richard Feynman tem a nos ensinar sobre natureza da ciência? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 34(1), 146-172.https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p146

Lima, W. N. (2021). Michael Matthews and the development of History, Philosophy and Science Teaching: thirty years after ‘the present rapprochement’. Review os Science, Mathematics anda ICT Education, 15(5), 101-121. https://doi.org/10.26220/rev.3824

Maia Filho, A. M., & Silva, I. L. (2019). A trajetória de Chien Shiung Wu e a sua contribuição à Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 36(1), 135-157. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p135

Matthews, M. R. (1992). History, philosophy and science teaching: The present rapprochement. Science & Education, 1(1), 11-47. https://doi.org/10.1007/BF00430208

Matthews, M. R. (1994a). Historia, filosofía y enseñanza de las ciencias: la aproximación actual. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, 12(2), 255-277. Recuperado de https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21364

Matthews, M. (1994b). Science teaching: the role of history and philosophy of science. New York, United States of America: Routledge.

Matthews, M. (1995). História, filosofia e ensino: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 12(3), 164-214. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084

Mazzarella, A. (2023). A prática científica de registro de eclipses totais: perspectivas para a educação em ciências à luz da História Cultural da Ciência. (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, Brasil.

Melo, M. G. A., & Heerdt, B. (2021). Luz, Câmera, Alfabetização Científica! Compreendendo o protagonismo de Marie Curie pela obra cinematográfica Radioactive. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 38(3), 1674-1699. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e76549

Morales-Doyle, D. (2017). Justice-centered science pedagogy: A catalyst for academic achievement and social transformation. Science Education, 101(6), 101-127. https://doi.org/10.1002/sce.21305

Morales-Doyle, D. (2019). There is no equity in a vacuum: on the importance of historical, political, and moral considerations in science education. Cultural Studies of Science Education, 14(2), 485–491. https://doi.org/10.1007/s11422-019-09925-y

Morales-Doyle, D. (2023). Putting science education in its place: the science question in social justice education. Cultural Studies of Science Education, 18(1), 81–94. https://doi.org/10.1007/s11422-023-10151-w

Moura, C. (2019). O ensino de ciências e a justiça social – questões para o debate. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 36(1), 1-7. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p1

Moura, C. (2021). Para que história da ciência no ensino? Algumas direções a partir de uma perspectiva sociopolítica. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 4(3), 1155-1178. https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i3.12900

Moura, C. B., Nascimento, M. M., & Lima, N. W. (2021). Epistemic and Political Confrontations Around the Public Policies to Fight COVID-19 Pandemic. Science & Education, 30(3), 501-525. https://doi.org/10.1007/s11191-021-00193-3

Nyhart, L. K. (2016). Historiography of the history of science. In B, Lightman (Ed.). A companion to the history of science (pp. 7-22). Chichester, England: Wiley-Blackwell.

Oliveira, Z. V., & Alvim, M. H. (2021). Dimensões da abordagem histórica no Ensino de Ciências e de Matemática. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 38(1), 742-774. https://doi.org/10.5007/2175-7941.e74838

Oreskes, N. (2019). Why Trust Science? Princeton, United States of America: Princeton University Press.

Oxford Dictionaries. (2016). Word of the Year 2016 is... Recuperado de https://en.oxforddictionaries.com/word-of-the-year/word-of-the-year-2016

Pereira, F. P. C., & Gurgel, I. (2020). O ensino da Natureza da Ciência como forma de resistência aos movimentos Anticiência: o realismo estrutural como contraponto ao relativismo epistêmico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(3), 1278-1319. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1278

Pinhão, F., & Martins, I. (2016). Cidadania e ensino de ciências: Questões para o debate. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 18(3), 9-29. https://doi.org/10.1590/1983-21172016180301

Pires, L. N., Santos, I. M., & Damasio, F. (2021). Maria Goeppert-Mayer e o modelo nuclear de camadas: contribuições de uma mulher cientista e implicações para o ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 18(1), 293-324. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e71993

Reis, P. (2021). Desafios à Educação em Ciências em Tempos Conturbados. Ciência & Educação (Bauru), 7(2), 1-9. https://doi.org/10.1590/1516-731320210000

Ribeiro, G., & Silva, J. L. J. C. (2019). Abordagem histórica do sistema circulatório humano: o valor educativo pelo olhar dos alunos de Ciências Biológicas. Ciência & Educação (Bauru), 25(4), 945-965. https://doi.org/10.1590/1516-731320190040007

Salvador, A. D. (1982). Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre, RS: Sulina.

Santos, D. J. S., Forato, T. C. M., & Silva, J. A. (2021). História e Filosofia das Ciências no contexto escolar pós-moderno: uma contribuição ao ensino de ciências a partir da hermenêutica filosófica de Gadamer. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 38(2), 1282-1308. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e76100

Sensoy, Ö., & DiAngelo, R. (2017). Is Everyone Really Equal? An Introduction to Key Concepts in Social Justice Education (2a ed.). New York, United States of America: Teachers College Press.

Sensoy, Ö., & Lenges, A. (2021). Dismantling Spherical Cows: Advancing Social Justice in STEM Education. Rethinking Critical Pedagogy, 2(1), 1-29. Recuperado de http://www.criticaleducationnetwork.net/rcp-mar-2021-dismantling-spherical-cows-advancing-social-justice-in-stem-education-ozlem-sensoy-anita-lenges/

Schneider, E. M., Meglhioratti, F. A., & Corazza, M. J. (2016). Discursos de professores em formação continuada acerca da relação entre a manipulação genética e a possibilidade de melhoramento em humanos. Ciência & Educação (Bauru), 22(3), 597-613. https://doi.org/10.1590/1516-731320160030004

Silva, C. P. da, Figueirôa, S. F. de M., Newerla, V. B., & Mendes, M. I. P. (2008). Subsídios para o uso da história das ciências no ensino: exemplos extraídos das geociências. Ciência & Educação (Bauru), 14(3), 497-517. https://doi.org/10.1590/S1516-73132008000300009

Silva, F. F., & Ribeiro, P. R. C. (2014). Trajetórias de mulheres na ciência: "ser cientista" e "ser mulher". Ciência & Educação (Bauru), 20(2), 449-466. https://doi.org/10.1590/1516-73132014000200012

Souza, R. S., Silva, A. P. B., & Araujo, T. S. (2014). James Prescott Joule e o equivalente mecânico do calor: reproduzindo as dificuldades do laboratório. Revista Brasileira de Ensino de Física, 36(3), 3309.1-3309.9. https://doi.org/10.1590/S1806-11172014000300009

Tolbert, S., & Bazzul, J. (2017). Toward the sociopolitical in science education. Cultural Studies of Science Education, 12(2), 321–330. https://doi.org/10.1007/s11422-016-9737-5

Vital, A., & Guerra, A. (2017). A implementação da História da Ciência no Ensino de Física: Uma reflexão sobre as implicações do cotidiano escolar. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 19, e2780, 1-21. https://doi.org/10.1590/1983-21172017190127

Zanetic, J. (1989). Física também é cultura. (Tese de doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Recuperado de https://repositorio.usp.br/item/000731157

Downloads

Publicado

2024-09-10

Como Citar

Carvalho, T., & Guerra , A. (2024). MICHAEL MATTHEWS E A ARTICULAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS-HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO BRASIL EM ARTIGOS PUBLICADOS ENTRE 2002 E 2021: COMO CAMINHAMOS PARA UMA PERSPECTIVA SOCIOPOLÍTICA?. Investigações Em Ensino De Ciências, 29(2), 166–186. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p166

Edição

Seção

Artigos