DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO YOUTUBE: A NATUREZA DAS PERGUNTAS PRESENTES NOS COMENTÁRIOS DE UM VÍDEO DO CANAL NERDOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n1p291

Palavras-chave:

Divulgação científica, Caracterização de perguntas, Mídias digitais

Resumo

Este artigo apresenta o processo de identificação, análise e caracterização de perguntas feitas por internautas nos comentários do vídeo “Alquimia e como fazer ouro”, do canal Nerdologia do YouTube. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza como método o levantamento de dados online. Foram consideradas todas as perguntas realizadas desde a inserção do material na plataforma até março de 2023. Entre as 316 perguntas identificadas, 140 foram analisadas por terem relação com o vídeo e sua produção. A classificação das questões levou em conta dois aspectos, denominados pressuposto e demanda. O sistema de categorização dos pressupostos, estabelecido a posteriori, identificou 11 temas distintos, sendo Geoquímica o mais abordado nas perguntas. Entre as demandas, propostas a priori nos referenciais teóricos que embasaram o estudo, houve predomínio da categoria informativa. Ao mesmo tempo, as perguntas investigativas do tipo predição representaram quase um terço do total analisado. Tais resultados indicam que o vídeo de divulgação científica analisado tem potencial para suscitar questões simples e diretas, porém importantes na fundamentação do conhecimento sobre ciências, assim como para provocar interrogações que demandam maior ordem cognitiva do indagador. Ademais, a proposta de análise apresentada neste artigo viabilizou a classificação da natureza das perguntas relacionadas a um vídeo de divulgação científica que segue o modelo de edutenimento.

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Publicado

2024-05-04

Como Citar

da Costa Brito, R., Aguiar Ferreira, M., Greff Passos, C., Sirtori, C., & Marcolin Simon, N. (2024). DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO YOUTUBE: A NATUREZA DAS PERGUNTAS PRESENTES NOS COMENTÁRIOS DE UM VÍDEO DO CANAL NERDOLOGIA. Investigações Em Ensino De Ciências, 29(1), 291–308. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n1p291

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