CURRÍCULO PODEROSO DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SUPERAÇÃO E EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL, CULTURAL E SOCIAL AOS ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS

UNA PROPUESTA DE SUPERACIÓN Y EMANCIPACIÓN INTELECTUAL, CULTURAL Y SOCIAL PARA ESTUDIANTES DE ESCUELAS PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n1p372

Palavras-chave:

Currículo de Biologia, Conhecimento poderoso, Saber objetivo, Processos de ensino e aprendizagem, Ideias fundamentais

Resumo

A presente investigação analisa os prejuízos curriculares sobre a disciplina de biologia impetrados pelas atuais reformas educativas, consolidadas no pacote composto pela Base Nacional Comum Curricular, Novo Ensino Médio e, pela Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. No enfrentamento dessa crise, buscamos o apoio teórico da Pedagogia Histórico-Crítica, do conceito de conhecimento poderoso e, das ideias fundamentais. Os pressupostos metodológicos, por sua vez, estão assentados na pesquisa qualitativa descritiva com ênfase no materialismo histórico e dialético, por permitir as análises e os aprofundamentos necessários, diante da complexidade imposta. Busca-se, portanto, a proposição de um currículo de biologia que respeite as especificidades disciplinar e epistemológica dessa disciplina escolar, que fomente o conhecimento poderoso, e garanta o direito ao acesso do saber objetivo pelos estudantes das escolas públicas. Entende-se que apenas um currículo que proporcione esse acesso seja capaz de garantir equidade educativa a todos os estudantes, independentemente de suas classes sociais. Nesse contexto, as ideias fundamentais de biologia são utilizadas como proposições metodológicas e construtivas de conteúdos essenciais para um currículo que proporcione aos estudantes sua emancipação intelectual. Conclui-se que as reformas educacionais contemporâneas aprofundam a desigualdade escolar e social. Enquanto, a proposta curricular de biologia apresentada aponta para essa diminuição, contribuindo para a compreensão do mundo e superação do senso comum presente na aparência fenomênica do cotidiano discente.

Biografia do Autor

Luís Gomes de Lima, Universidade Federal do Paraná

Professor da Universidade Federal do Paraná junto ao Departamento de Educação, Ensino e Ciências (DEC). Pós-Doc em Educação, pelo Instituto de Estudos Avançados da USP (2022). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo junto à Faculdade de Educação. Mestre em Ensino de Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Larga experiência como professor de física no chão da sala de aula de escolas públicas. Interesses de pesquisa: ensino de física; currículo; abstração científica; registros de representação semiótica.  

Tiago Venturi, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor e Mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Professor do Magistério Superior da área de Educação em Biologia do Departamento de Educação, Ensino e Ciências da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE/UFPR) e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR).

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Publicado

2024-05-04

Como Citar

Gomes de Lima, L., & Venturi, T. (2024). CURRÍCULO PODEROSO DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SUPERAÇÃO E EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL, CULTURAL E SOCIAL AOS ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS: UNA PROPUESTA DE SUPERACIÓN Y EMANCIPACIÓN INTELECTUAL, CULTURAL Y SOCIAL PARA ESTUDIANTES DE ESCUELAS PÚBLICAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 29(1), 372–395. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n1p372

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Artigos