CONHECIMENTOS DE ALUNOS E PROFESSORES DE CUBA E PORTUGAL SOBRE SOLUÇÕES E MUDANÇAS DE ESTADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p394

Palavras-chave:

Ensino por mudança concetual, ideias prévias, soluções e mudanças de estado, conhecimento profissional docente

Resumo

O projeto Ensino Experimental e Interdisciplinar de Ciências (ENEICEP) foi desenvolvido em Cuba e em Portugal com o propósito de promover o ensino de ciências de tipo prático, experimental e interdisciplinar. Inserindo-se num modelo de Ensino por Mudança Concetual, a sequência de ensino inicia-se por um momento de identificação das ideias dos alunos, que as atividades propostas procuram dar oportunidades para que os alunos explorem as suas ideias e verifiquem a sua solidez. Com este objetivo foi elaborado um questionário aplicado a alunos do 5º ano de escolas cubanas e portuguesas envolvidas no projeto. Com a perspetiva de comparar os resultados obtidos com os alunos com outros intervenientes no processo educativo, o questionário foi também aplicado a professores deste nível de ensino e ainda a grupos de professores em formação nas instituições de ensino superior em ambos os países. Os resultados deste estudo revelam que os alunos de ambos os países não mostram diferenças significativas e apresentam um panorama semelhante de ideias prévias. Constata-se também que os professores e futuros professores se assemelham fortemente aos alunos na resposta aos itens do questionário, revelando padrões semelhantes de ideias prévias e que a formação específica para o ensino de ciências não contribui para um panorama diferente. Os dados da investigação permitem reivindicar a necessidade de um reforço na dimensão “conhecimento pedagógico de conteúdo” na formação docente, bem como a necessidade de atividades de formação que se orientem para a mudança conceptual, focadas nas dificuldades que os alunos manifestam em concreto sobre os tópicos curriculares.

Biografia do Autor

José Manuel Carmo, Escola Superior de Educação, Universidade do Algarve, Portugal

Professor Coordenador (aposentado), Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve.A atividade docente centrada em metodologia e didática, desenvolvimento curricular e supervisão de práticas em ciência e educação ambiental. Atividade de pesquisa focada na caracterização das práticas no ensino de ciências, no desenvolvimento de recursos didáticos e formação para a promoção do ensino prático e experimental da ciência no Ensino Básico. Presentemente, co-coordena um projeto em Havana com sede na Asociación de Pedagogos de Cuba. Com base na experiência anterior como diretor de centros de divulgação de ciências, tem desenvolvido alguns trabalhos dedicados à difusão do conhecimento científico ao público.

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Publicado

2024-09-10

Como Citar

Carmo, J. M. (2024). CONHECIMENTOS DE ALUNOS E PROFESSORES DE CUBA E PORTUGAL SOBRE SOLUÇÕES E MUDANÇAS DE ESTADO. Investigações Em Ensino De Ciências, 29(2), 394–407. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p394

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