CONHECIMENTOS DE ALUNOS E PROFESSORES DE CUBA E PORTUGAL SOBRE SOLUÇÕES E MUDANÇAS DE ESTADO
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p394Palavras-chave:
Ensino por mudança concetual, ideias prévias, soluções e mudanças de estado, conhecimento profissional docenteResumo
O projeto Ensino Experimental e Interdisciplinar de Ciências (ENEICEP) foi desenvolvido em Cuba e em Portugal com o propósito de promover o ensino de ciências de tipo prático, experimental e interdisciplinar. Inserindo-se num modelo de Ensino por Mudança Concetual, a sequência de ensino inicia-se por um momento de identificação das ideias dos alunos, que as atividades propostas procuram dar oportunidades para que os alunos explorem as suas ideias e verifiquem a sua solidez. Com este objetivo foi elaborado um questionário aplicado a alunos do 5º ano de escolas cubanas e portuguesas envolvidas no projeto. Com a perspetiva de comparar os resultados obtidos com os alunos com outros intervenientes no processo educativo, o questionário foi também aplicado a professores deste nível de ensino e ainda a grupos de professores em formação nas instituições de ensino superior em ambos os países. Os resultados deste estudo revelam que os alunos de ambos os países não mostram diferenças significativas e apresentam um panorama semelhante de ideias prévias. Constata-se também que os professores e futuros professores se assemelham fortemente aos alunos na resposta aos itens do questionário, revelando padrões semelhantes de ideias prévias e que a formação específica para o ensino de ciências não contribui para um panorama diferente. Os dados da investigação permitem reivindicar a necessidade de um reforço na dimensão “conhecimento pedagógico de conteúdo” na formação docente, bem como a necessidade de atividades de formação que se orientem para a mudança conceptual, focadas nas dificuldades que os alunos manifestam em concreto sobre os tópicos curriculares.Referências
Ball, D. L., Thames, M. H., & Phelps, G. (2008). Content Knowledge for Teaching What Makes It Special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389-407. http://dx.doi.org/10.1177/0022487108324554.
Baptista, M., Martins, I., Conceicão, T., & Pipitone, C (2020). Desarrollo de las estructuras cognitivas del alumnado sobre el aire mediante actividades de investigación. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 17(2), 2301/1-21. http://dx.doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2020.v17.i2.2301
Cachapuz, A., Praia, J. F., & Jorge, M. (2000). Formação de Professores. Ciências. Perspectivas de Ensino, textos de apoio nº 1. Porto, Lisboa: Centro de Estudos de Educação em Ciência (CEEC)..
Cachapuz, A., Praia, J. F., & Jorge, M. (2002). Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências (coleção Temas de investigação 26). Ministério da Educação, Portugal. Lisboa, Portugal: Instituto Nacional de Educação.
Castelltor, A. (2015). Actividades que contribuyen a la promoción de una nueva cultura ambiental del agua. Comunicações, 22(2), 363-389. (ed. esp.). http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.22n2e363-389
Cosgrove, M., & Osborne, R. (1981). Learning in science project. Physical change. Working Paper 26, Hamilton, New Zeland: University of Waikato. Recuperado de ERIC Number: ED236009
Forbes, C. T., Zangori, L., & Schwarz, C.V. (2015). Empirical Validation of Integrated Learning Performances for Hydrologic Phenomena: 3rd-Grade Students’ Model-Driven Explanation-Construction. Journal of Research in Science Teaching, 52(7), 895–921. http://dx.doi.org/10.1002/tea.21312
González, Y. L. S. (2015). Enseñanza aprendizaje del concepto ciclo del agua en estudiantes de Básica Primaria. (Tese de Maestría en Enseñanza de las Ciencias Exactas y Naturales).Facultad de Ciencias Exactas y Naturales. Universidad Nacional de Colombia, Manizales, Colômbia, Recuperado de https://repositorio.unal.edu.co/bitstream/handle/unal/56021/1056301252.2015.pdf
Gunckel, K. L., Covitt, B.A., Salinas, I., & Anderson, C.W. (2012). A Learning Progression for Water in Socio-Ecological Systems. Journal of Research in Science Teaching, 49(7), 843–868. http://dx.doi.org/10.1002/tea.21024
Hadenfeldt, J. C., Neumann, K., Bernholt, S., Liu, X., & Parchmann, I. (2016). Students’ Progression in Understanding the Matter Concept. Journal of Research in Science Teaching, 53(5), 683–708. http://dx.doi.org/10.1002/tea.21312
Hill, H. C., Ball, D. L., & Schilling, S. (2008). Unpacking Pedagogical Content knowledge: Conceptualizing and Measuring Teachers' Topic-Specific Knowledge of Students. Journal for Research in Mathematics Education, 39(4), 372-400. http://dx.doi.org/10.5951/jresematheduc.39.4.0372
Johnson, P. (1998). Progression in children's understanding of a ‘basic’ particle theory: a longitudinal study, International Journal of Science Education, 20(4), 393-412. http://dx.doi.org/10.1080/0950069980200402
Johnson, P., & Tymms, P. (2011). The Emergence of a Learning Progression in Middle School Chemistry. Journal of Research in Science Teaching, 48(8), 849–877. http://dx.doi.org/10.1002/tea.20433
Joras, L. E., Bender, D. D. B. B., Vieira, V. V., Tamiosso, R. T. & Schetinger, M. R. C. (2023). Concepções de licenciandos em Química acerca da matéria. Revista Debates em Ensino de Química, 9(4), 262-273. http://dx.doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4484
Keogh, B., & Naylor, S. (1996). Teaching and learning in science: a new perspective. Comunicação ao BERA Conference, Lancaster, The United Kindom. Setembro 1996. Education-line. Recuperado de http://www.leeds.ac.uk/educol/documents/000000115.htm
Keogh B., Naylor S., de Boo M., & Feasey R. (2001). Formative assessment using concept cartoons: initial teacher training in the UK. In R. Duit (Ed.). Research in Science Education: Past, Present and Future, (pp. 137-142). Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers. https://doi.org/10.1007/0-306-47639-8_18
Kind, V. (2004). Más allá de las apariencias. Ideas previas de los estudiantes sobre conceptos básicos de química. México, Mexico: Editorial Santillana, Aula XXI.
Klutse, B. (2021). College Students Conceptions of Particulate Nature of Matter and the Impact on Researc. (Master dissertation) . South Dakota State University, Brookings, United States of America. Recuperado de https://openprairie.sdstate.edu/etd/5254
Kruger, C. J., & Summers, M. K. (1989). An investigation of some primary teachers' understanding of change in materials School Science Review, 71(255), 17-27. Recuperado de ERIC Number EJ406091
Leite, L., Mendoza, J., & Borsese, A. (2007). Teachers’ and Prospective Teachers’ Explanations of Liquid-State Phenomena: A Comparative Study Involving Three European Countries. Journal of Research in Science Teaching, 44(2), 349–374. https://doi.org/10.1002/tea.20122
Melo, L., Marín-Resendiz, L. E., Florentina-Cañada, F. ,& Martínez, G. (2016) .Conocimiento Didáctico del Contenido sobre el modelo cinético molecular con Profesores mexicanos de Educación Secundaria. Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, 31(2), 165-183. https://doi.org/10.7203/DCES.31.8169
Morrell, P. ,& Schepige, A. (2023). Teaching Preservice Teachers the Water Cycle With a Conceptual Change Model. Journal of College Science Teaching, 52(7), 137–144. https://doi.org/10.1080/0047231X.2023.12315889
Osborne, R., & Cosgrove, M. (1983). Children's conceptions of the changes of state of water. Journal of Research in Science Teaching, 20(9), 825-838. https://doi.org/10.1002/tea.3660200905
Osborne, R., & Tasker, R. (1985). Introducing Children’s Ideas to Teachers. In R. Osborne & P. Freyberg. Learning in Science. The implications of children’s science (pp. 137-148). Portsmouth, United States of America:Heineman. Recuperado de ERIC Number: ED276588
Rosa,C. T. W., Kirchiner, R. K., & Rosa A. B. (2016). Formação do orvalho e do granizo: estudo investigativo com estudantes dos anos iniciais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 7(3), 87-101. https://doi.org/10.26843/rencima.v7i3
Russel, T., & Watt, D. (1990). SPACE Project Research Report. Evaporation and Condensation. Liverpool , The United Kingdom: University Press, 1990.
Sopandi, W., Latip, A., & Sujana, A. (2017). Prospective Primary School Teachers’ understanding on states of matter and their changes. Journal of Physics: Conference. Series. 812. 012075. http://dx.doi.org/10.1088/1742-6596/812/1/012075
Sreypouv, O. ,& Shimizu, K. (2017). Exploring misconceptions about the characteristics of solid, liquid and gas among junior high school students in Kampot province, Cambodia. Unnes Science Education Journal, 6(3), 1669-1676. Recuperado de http://journal.unnes.ac.id/sju/index.php/usej
Tatar, E. (2011). Prospective primary school teachers’ misconceptions about states of matter. Educational Research and Reviews, 6(2), 197-200. Recuperado de http://www.academicjournals.org/ERR
Zamorano, R., Dell'Oro, G., & Silva, N. (1994). Diagnostico de ideas previas en Física. Revista de Enseñanza de la Física, 7(2), 35-40. Recuperado de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/16215
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Manuel Carmo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.