CONHECIMENTOS DE ALUNOS E PROFESSORES DE CUBA E PORTUGAL SOBRE SOLUÇÕES E MUDANÇAS DE ESTADO
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p394Palabras clave:
Ensino por mudança concetual, ideias prévias, soluções e mudanças de estado, conhecimento profissional docenteResumen
O projeto Ensino Experimental e Interdisciplinar de Ciências (ENEICEP) foi desenvolvido em Cuba e em Portugal com o propósito de promover o ensino de ciências de tipo prático, experimental e interdisciplinar. Inserindo-se num modelo de Ensino por Mudança Concetual, a sequência de ensino inicia-se por um momento de identificação das ideias dos alunos, que as atividades propostas procuram dar oportunidades para que os alunos explorem as suas ideias e verifiquem a sua solidez. Com este objetivo foi elaborado um questionário aplicado a alunos do 5º ano de escolas cubanas e portuguesas envolvidas no projeto. Com a perspetiva de comparar os resultados obtidos com os alunos com outros intervenientes no processo educativo, o questionário foi também aplicado a professores deste nível de ensino e ainda a grupos de professores em formação nas instituições de ensino superior em ambos os países. Os resultados deste estudo revelam que os alunos de ambos os países não mostram diferenças significativas e apresentam um panorama semelhante de ideias prévias. Constata-se também que os professores e futuros professores se assemelham fortemente aos alunos na resposta aos itens do questionário, revelando padrões semelhantes de ideias prévias e que a formação específica para o ensino de ciências não contribui para um panorama diferente. Os dados da investigação permitem reivindicar a necessidade de um reforço na dimensão “conhecimento pedagógico de conteúdo” na formação docente, bem como a necessidade de atividades de formação que se orientem para a mudança conceptual, focadas nas dificuldades que os alunos manifestam em concreto sobre os tópicos curriculares.Referencias
Ball, D. L., Thames, M. H., & Phelps, G. (2008). Content Knowledge for Teaching What Makes It Special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389-407. http://dx.doi.org/10.1177/0022487108324554.
Baptista, M., Martins, I., Conceicão, T., & Pipitone, C (2020). Desarrollo de las estructuras cognitivas del alumnado sobre el aire mediante actividades de investigación. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 17(2), 2301/1-21. http://dx.doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2020.v17.i2.2301
Cachapuz, A., Praia, J. F., & Jorge, M. (2000). Formação de Professores. Ciências. Perspectivas de Ensino, textos de apoio nº 1. Porto, Lisboa: Centro de Estudos de Educação em Ciência (CEEC)..
Cachapuz, A., Praia, J. F., & Jorge, M. (2002). Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências (coleção Temas de investigação 26). Ministério da Educação, Portugal. Lisboa, Portugal: Instituto Nacional de Educação.
Castelltor, A. (2015). Actividades que contribuyen a la promoción de una nueva cultura ambiental del agua. Comunicações, 22(2), 363-389. (ed. esp.). http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.22n2e363-389
Cosgrove, M., & Osborne, R. (1981). Learning in science project. Physical change. Working Paper 26, Hamilton, New Zeland: University of Waikato. Recuperado de ERIC Number: ED236009
Forbes, C. T., Zangori, L., & Schwarz, C.V. (2015). Empirical Validation of Integrated Learning Performances for Hydrologic Phenomena: 3rd-Grade Students’ Model-Driven Explanation-Construction. Journal of Research in Science Teaching, 52(7), 895–921. http://dx.doi.org/10.1002/tea.21312
González, Y. L. S. (2015). Enseñanza aprendizaje del concepto ciclo del agua en estudiantes de Básica Primaria. (Tese de Maestría en Enseñanza de las Ciencias Exactas y Naturales).Facultad de Ciencias Exactas y Naturales. Universidad Nacional de Colombia, Manizales, Colômbia, Recuperado de https://repositorio.unal.edu.co/bitstream/handle/unal/56021/1056301252.2015.pdf
Gunckel, K. L., Covitt, B.A., Salinas, I., & Anderson, C.W. (2012). A Learning Progression for Water in Socio-Ecological Systems. Journal of Research in Science Teaching, 49(7), 843–868. http://dx.doi.org/10.1002/tea.21024
Hadenfeldt, J. C., Neumann, K., Bernholt, S., Liu, X., & Parchmann, I. (2016). Students’ Progression in Understanding the Matter Concept. Journal of Research in Science Teaching, 53(5), 683–708. http://dx.doi.org/10.1002/tea.21312
Hill, H. C., Ball, D. L., & Schilling, S. (2008). Unpacking Pedagogical Content knowledge: Conceptualizing and Measuring Teachers' Topic-Specific Knowledge of Students. Journal for Research in Mathematics Education, 39(4), 372-400. http://dx.doi.org/10.5951/jresematheduc.39.4.0372
Johnson, P. (1998). Progression in children's understanding of a ‘basic’ particle theory: a longitudinal study, International Journal of Science Education, 20(4), 393-412. http://dx.doi.org/10.1080/0950069980200402
Johnson, P., & Tymms, P. (2011). The Emergence of a Learning Progression in Middle School Chemistry. Journal of Research in Science Teaching, 48(8), 849–877. http://dx.doi.org/10.1002/tea.20433
Joras, L. E., Bender, D. D. B. B., Vieira, V. V., Tamiosso, R. T. & Schetinger, M. R. C. (2023). Concepções de licenciandos em Química acerca da matéria. Revista Debates em Ensino de Química, 9(4), 262-273. http://dx.doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4484
Keogh, B., & Naylor, S. (1996). Teaching and learning in science: a new perspective. Comunicação ao BERA Conference, Lancaster, The United Kindom. Setembro 1996. Education-line. Recuperado de http://www.leeds.ac.uk/educol/documents/000000115.htm
Keogh B., Naylor S., de Boo M., & Feasey R. (2001). Formative assessment using concept cartoons: initial teacher training in the UK. In R. Duit (Ed.). Research in Science Education: Past, Present and Future, (pp. 137-142). Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers. https://doi.org/10.1007/0-306-47639-8_18
Kind, V. (2004). Más allá de las apariencias. Ideas previas de los estudiantes sobre conceptos básicos de química. México, Mexico: Editorial Santillana, Aula XXI.
Klutse, B. (2021). College Students Conceptions of Particulate Nature of Matter and the Impact on Researc. (Master dissertation) . South Dakota State University, Brookings, United States of America. Recuperado de https://openprairie.sdstate.edu/etd/5254
Kruger, C. J., & Summers, M. K. (1989). An investigation of some primary teachers' understanding of change in materials School Science Review, 71(255), 17-27. Recuperado de ERIC Number EJ406091
Leite, L., Mendoza, J., & Borsese, A. (2007). Teachers’ and Prospective Teachers’ Explanations of Liquid-State Phenomena: A Comparative Study Involving Three European Countries. Journal of Research in Science Teaching, 44(2), 349–374. https://doi.org/10.1002/tea.20122
Melo, L., Marín-Resendiz, L. E., Florentina-Cañada, F. ,& Martínez, G. (2016) .Conocimiento Didáctico del Contenido sobre el modelo cinético molecular con Profesores mexicanos de Educación Secundaria. Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, 31(2), 165-183. https://doi.org/10.7203/DCES.31.8169
Morrell, P. ,& Schepige, A. (2023). Teaching Preservice Teachers the Water Cycle With a Conceptual Change Model. Journal of College Science Teaching, 52(7), 137–144. https://doi.org/10.1080/0047231X.2023.12315889
Osborne, R., & Cosgrove, M. (1983). Children's conceptions of the changes of state of water. Journal of Research in Science Teaching, 20(9), 825-838. https://doi.org/10.1002/tea.3660200905
Osborne, R., & Tasker, R. (1985). Introducing Children’s Ideas to Teachers. In R. Osborne & P. Freyberg. Learning in Science. The implications of children’s science (pp. 137-148). Portsmouth, United States of America:Heineman. Recuperado de ERIC Number: ED276588
Rosa,C. T. W., Kirchiner, R. K., & Rosa A. B. (2016). Formação do orvalho e do granizo: estudo investigativo com estudantes dos anos iniciais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 7(3), 87-101. https://doi.org/10.26843/rencima.v7i3
Russel, T., & Watt, D. (1990). SPACE Project Research Report. Evaporation and Condensation. Liverpool , The United Kingdom: University Press, 1990.
Sopandi, W., Latip, A., & Sujana, A. (2017). Prospective Primary School Teachers’ understanding on states of matter and their changes. Journal of Physics: Conference. Series. 812. 012075. http://dx.doi.org/10.1088/1742-6596/812/1/012075
Sreypouv, O. ,& Shimizu, K. (2017). Exploring misconceptions about the characteristics of solid, liquid and gas among junior high school students in Kampot province, Cambodia. Unnes Science Education Journal, 6(3), 1669-1676. Recuperado de http://journal.unnes.ac.id/sju/index.php/usej
Tatar, E. (2011). Prospective primary school teachers’ misconceptions about states of matter. Educational Research and Reviews, 6(2), 197-200. Recuperado de http://www.academicjournals.org/ERR
Zamorano, R., Dell'Oro, G., & Silva, N. (1994). Diagnostico de ideas previas en Física. Revista de Enseñanza de la Física, 7(2), 35-40. Recuperado de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/16215
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 José Manuel Carmo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.