CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TAMANHO DA AMOSTRA E REPRODUTIBILIDADE DE DADOS EXPERIMENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p564Palavras-chave:
Medição, Laboratório, Análise de dados, Reprodutibilidade, Atividades práticasResumo
Este trabalho investiga as concepções de alunos do ensino médio sobre os conceitos de evidência relativos à reprodutibilidade de dados experimentais. Avalia também a evolução desses conceitos ao longo de um ano letivo, considerando a realização de uma sequência de atividades práticas diversas, integradas ao currículo da escola. Ao todo, 164 alunos do 1º ano do ensino médio participaram integralmente da pesquisa, com base em uma abordagem quantitativa, com delineamento pré-experimental, consistindo na aplicação de dois testes, um no início e outro no final do ano letivo. Além dos testes, alguns alunos foram entrevistados. A comparação dos resultados do pré e do pós-teste indica, para o grupo de alunos pesquisado, que houve certa sofisticação no pensamento acerca dos construtos pesquisados, porém, ao se analisarem as justificativas, percebe-se que grande parte dos participantes não compreendeu adequadamente os motivos reais da importância de se trabalhar com um número maior de medidas. Com base nos resultados obtidos, são discutidas as implicações educacionais e propostas novas questões de pesquisa.Referências
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