PENSAMENTO QUÍMICO E AS HABILIDADES COGNITIVAS DE ESTUDANTES EM UMA AULA EXPERIMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p324Palavras-chave:
Experimentação, Aprendizado científico, Variáveis de progressoResumo
A inclusão da experimentação nas aulas de Química representa uma ferramenta pedagógica para aprimorar a compreensão dos conceitos, capacitando os estudantes a estabelecer conexões entre conteúdos e práticas científicas. Por meio da experimentação, é possível enriquecer a experiência de aprendizado ao estimular o desenvolvimento do pensamento químico e das habilidades cognitivas dos estudantes. Neste estudo, analisamos os diferentes níveis de habilidades cognitivas demonstradas por estudantes de um curso de Química ao responderem questões disponibilizadas durante uma atividade experimental. Também investigamos se esses níveis estão relacionados às variáveis de progresso do pensamento químico. Os dados foram coletados em uma disciplina ministrada para o último ano de um curso de graduação em Química-Licenciatura de uma universidade da região Sul do Brasil. A análise dos dados foi conduzida segundo os princípios da análise de conteúdo. A coleta de dados incluiu diversos documentos, como as questões pré e pós-experimento presentes no roteiro da aula, além das respostas escritas dos licenciandos a essas questões. As questões e as respostas dos estudantes foram categorizadas em diferentes níveis de habilidades cognitivas. Além disso, as respostas dos estudantes foram categorizadas segundo as variáveis de progresso do pensamento químico. Verificamos que a atividade permitiu que os estudantes transitassem por diferentes variáveis e manifestassem níveis de habilidades cognitivas de alta ordem. Identificamos conexões entre os níveis de habilidades cognitivas nas respostas dos estudantes e os níveis das questões. Por fim, propomos um modelo que integra diferentes níveis do conhecimento químico, distintas habilidades cognitivas e as variáveis de progresso do pensamento químico, permitindo que o ensino e a aprendizagem em Química transcendam a mera assimilação de informações, abrangendo uma compreensão aprofundada da natureza da química.Referências
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