ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS CIENTÍFICOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O SISTEMA DIGESTÓRIO

Autores

  • Ana Carolina Biscalquini Talamoni UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Praça Infante Dom Henrique s/n, São Vicente, Estado de São Paulo, Brasil http://orcid.org/0000-0001-8237-5831
  • Ana Maria Andrade Caldeira Departamento de Educação da Faculdade de Ciências UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Av. Eng. Luiz Edmundo C. Coube 14-01, Bauru, Estado de São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p01

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Concepções Prévias, Ensino e aprendizagem de conceitos científicos, Sistema Digestório

Resumo

Esta pesquisa investigou as concepções prévias de alunos do quarto ano do ensino fundamental acerca do sistema digestório para, a partir disto, elaborar e aplicar uma sequencia didática com o intuito de avaliar a evolução das ideias dos alunos ao longo do processo de ensino. Verificou-se que as concepções discentes reduziam o sistema digestivo a um tubo cujo principal órgão era o estômago. Após a aplicação da sequência constatou-se a evolução dos conhecimentos dos alunos tanto em termos descritivos quanto morfofuncionais indicando que estratégias didáticas elaboradas tendo em vista o nível de desenvolvimento dos alunos contribuiu na aquisição desse conhecimento científico nas séries iniciais do ensino fundamental.

Biografia do Autor

Ana Carolina Biscalquini Talamoni, UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Praça Infante Dom Henrique s/n, São Vicente, Estado de São Paulo, Brasil

Psicologa e Pedagoga. Doutora em Ensino de Ciências. Coordenadoria de curso do Instituto de Biociências do Campus do Litoral Paulista.

Ana Maria Andrade Caldeira, Departamento de Educação da Faculdade de Ciências UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Av. Eng. Luiz Edmundo C. Coube 14-01, Bauru, Estado de São Paulo, Brasil

Professora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, UNESP-Bauru.

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Publicado

2017-12-16

Como Citar

Talamoni, A. C. B., & Caldeira, A. M. A. (2017). ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS CIENTÍFICOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O SISTEMA DIGESTÓRIO. Investigações Em Ensino De Ciências, 22(3), 01–15. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p01

Edição

Seção

Artigos