Momentos de Ensino-Aprendizagem durante Observações do Céu Noturno
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p168Palavras-chave:
observação do céu, momentos de ensino-aprendizagem (MEAs), STEM, Etnometodologia, Análise da ConversaResumo
Neste estudo, exploramos Momentos de Ensino-Aprendizagem (MEAs) produzidos por participantes em uma atividade de educação não-formal de astronomia realizada ao ar livre. Temos como aporte metodológico a Etnometodologia e a Análise da Conversa (EMAC) – abordagens de natureza radicalmente praxiológica que adotam uma atitude natural em relação aos dados (ou seja, analisam interações que aconteceriam naturalmente, fossem ou não preservadas para serem submetidas ao olhar empírico). Com base nessa perspectiva, analisamos detalhadamente quatro excertos gravados durante um evento de observação de Júpiter e Saturno com telescópio para explorar como os guias/astrônomos ajudam os visitantes a fazer sentido do conhecimento astronômico por meio de métodos práticos de observação de corpos celestes. O trabalho fornece uma análise de como os MEAs em ambientes não-formais se adaptam às circunstâncias locais e como a sua produção está associada ao aqui-e-agora da interação, não podendo ser previamente descrita para fins de padronização didática.Referências
Bailey, J. M. (2011). Astronomy education research: developmental history of the field and summary of the literature. https://sites.nationalacademies.org/cs/groups/dbassesite/documents/webpage/dbasse_168276.pdf
Button, G. (2008). Against ‘distributed cognition’. Theory, Culture & Society, 25(2),87–104. https://doi.org/10.1177/0263276407086792
Carlin, A. P., & Moutinho, R. (2020). Teaching and learning moments as subjectively problematic: Foundational assumptions and methodological entailments. Educational Philosophy and Theory, 54(1), 48–60. https://doi.org/10.1080/00131857.2020.1848536
Carlin, A., Marques, J. B. V., & Moutinho, R. (2021). Investigating learning moments in astronomical observatories using video-recorded data. In M. Gill, &, C. Schorfheide (Orgs.), Sage Research Methods Cases (pp. 1–17). Sage. https://doi.org/10.4135/9781529757989
Carlin, A., Marques, J. B. V., & Moutinho, R. (no prelo). Characterising astronomy communication sessions: Topical contextures and partitioning activities. In R. Smith, R. Fitzgerald, W. Housely, & T. Au-Yeung (Eds.), New Directions in Membership Categorisation Analysis. Brill.
Cocke, W. J., Disney, M. J., & Taylor, D. J. (1969). Discovery of optical signals from Pulsar NP 0532. Nature, 221, 525-527. https://doi.org/10.1038/221525a0
Coulter, J. (1991). Cognition: cognition in an ethnomethodological mode. In G. Button, Ethnomethodology and the Human Sciences (pp. 176–195). Cambridge University Press.
Coulter, J. (1979). The social construction of mind. The Macmillan Press.
Coulter, J. (1971). Decontextualised meanings: current approaches to verstehende investigations. The Sociological Review, 19(3), 301–32. https://doi.org/10.1111/j.1467-954X.1971.tb00634.x
Coulter, J., & Parsons, E. D. (1990). The praxiology of perception: Visual orientations and practical action. Inquiry: An Interdisciplinary Journal of Philosophy, 33(3), 251-272. https://doi.org/10.1080/00201749008602223
Dierking, L. D., & Falk, J. H. (2016). Vision: envisioning a new generation of STEM learning research. Cultural Studies of Science Education, 11(1), 1-10. https://doi.org/10.1007/s11422-015-9713-5
Eshach, H. (2007). Bridging in-school and out-of-school learning: formal, non-formal, and informal education. Journal of Science Education and Technology, 16(2), 171-190. https://doi.org/10.1007/s10956-006-9027-1
Falk, J. H. (2002). The contribution of free-choice learning to public understanding of science. Interciencia, 27(2), 62-65.
Garfinkel, H. (2002) Ethnomethodology’s program: working out Durkheim’s aphorism. Rowman & Littlefield Publishers.
Garfinkel, H. (2021). Ethnomethodological misreading of Aron Gurwitsch on the phenomenal field: Sociology 271, UCLA 4/26/93. Human Studies, 4(1), 19–42.
https://doi.org/10.1007/s10746-020-09566-z
Garfinkel, H. (1967) Studies in Ethnomethodology. Prentice Hall.
Garfinkel, H., & Sacks, H. (1970). On formal structures of practical action. In J. C. Mckinney & E. A. Tiryakian (Eds.), Theoretical Sociology: Perspectives and Developments (338-366). Appleton-Century-Crofts.
Garfinkel, H., Lynch, M., & Livingston, E. (1981). The work of a discovering science construed with materials from the optically discovered pulsar. Philosophy of the Social Sciences, 11(2), 131–158. https://doi.org/10.1177/004839318101100202
Goodwin, C. (1994). Professional vision. American Anthropologist, 96(3), 606-636. https://www.jstor.org/stable/682303
Goodwin, C. (1979). The interactive construction of a sentence in natural conversation. In G. Psathas (Ed.), Everyday language: studies in Ethnomethodology (pp. 97–121). Irvington Publishers.
Gurwitsch, A. (2010). The field of consciousness. In R. M. Zaner (Ed.), The collected works of Aron Gurwitsch (1901-1973): Volume III. Springer.
Jefferson, G. (1979). Techniques for inviting laughter and its subsequent acceptance declination. In G. Psathas (Ed.), Everyday language: Studies in Ethnomethodology (pp. 79–96). Irvington Publishers.
Langhi, R., & Nardi, R. (2009). Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 31(4), 4402/1–4402/11. https://doi.org/10.1590/S1806-11172009000400014
Lelliott, A., & Rollnick, M. (2010). Big ideas: a review of astronomy education research 1974-2008. International Journal of Science Education, 32(13), 1771–1799. https://doi.org/10.1080/09500690903214546
Lindwall, O. & Lymer, G. (2011). Uses of “understand” in science education. Journal of Pragmatics, 43(2), 452–474. https://doi.org/10.1016/j.pragma.2010.08.021
Lindwall, O., & Lymer, G. (2008). The dark matter of lab work: Illuminating the negotiation of disciplined perception in Mechanics. The Journal of the Learning Sciences, 17(2), 180–224. https://doi.org/10.1080/10508400801986082
Marques, J. B. V., Carlin, A. P., & Gomes, M. (2024). Wonder and Awe observing the sky. Astronomy Education Journal, AstroEdu Conference 2023 Special Issue, 1–3. https://astroedjournal.org/index.php/ijae/article/view/97
Marques, J. B. V., Carlin, A. P., & Moutinho, R. (2022). A guided tour in the Geophysical and Astronomical Observatory of the University of Coimbra: Setting-specific practices in an informal educational environment. Educational Studies, 50(6), 1093–1113. https://doi.org/10.1080/03055698.2022.2049594
Marques, J. B. V., Carlin, A. P., & Moutinho, R. (2020). Seeing by proxy: a detailed analysis of an educational interaction at the telescope. Revista Brasileira de Ensino de Física, 42, 1–15. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2019-0354.
Marques, J. B. V. & Freitas, D. (2017). Fatores de caracterização da educação não formal: uma revisão da literatura. Educação e Pesquisa, 43(4), 1087-1110. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201701151678
Mehan, H. (1978). Structuring school structure. Harvard Educational Review, 48(1), 32–64.
Moutinho, R., Carlin, A. P., & Marques, J. B. V. (2022). Visually informed accounts: instructed achievements during planetarium visits and sky observations. Visual Communication. https://doi.org/10.1177/14703572221130441
Sacks, H. (1995). Lectures on conversation: Volumes I & II. Basil Blackwell.
Sacks, H. (1985). Notes on methodology. In J. M. Atkinson (Ed.), Structures of social action (pp. 21–27). Cambridge University Press.
Sacks, H., Schegloff, E. A., & Jefferson, G. (1974). A simplest systematics for the organization of turn-taking for conversation. Language, 50(4), 696-735. http://dx.doi.org/10.2307/412243
Salimpour, S., Bartlett, S., Fitzgerald, M., & Mckinnon, D. (2020). The gateway science: A review of Astronomy in the OECD school curricula, including China and South Africa. Research in Science Education, 51(1), 975–996. https://doi.org/10.1007/s11165-020-09922-0
dos Santos, E. D., Malacarne, V., & Langhi, R. (2023). O ensino de astronomia e a formação de professores: aproximações e percepções no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, 28(3), 49–65. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n3p49
Schegloff, E. A., & Sacks, H. (1973). Opening up closings. Semiotica, 8(4), 289-327. https://doi.org/10.1515/semi.1973.8.4.289
Schütz, A. (1970). On Phenomenology and social relations. The University of Chicago Press.
Simmel, G. (1917). Grundfragen der Soziologie: Individuum und Gesellschaft (Questões fundamentais da sociologia: Indivíduo e sociedade). Jazzybee Verlag.
Watson, R. & Gastaldo, É. (2015). Etnometodologia & Análise da Conversa. Vozes & Editora PUC-Rio.
Wieder, D. L. (1980). Behavioristic operationalism and the life-world: Chimpanzees and chimpanzee researchers in face-to-face interaction. Sociological Inquiry, 50(3-4), 75-103. https://doi.org/10.1111/j.1475-682X.1980.tb00017.x
Wieder, L. (1974). Language and social reality: the case of telling the convict code. Mouton.
Zemel, A., & Koschmann, T. (2014). “Put your fingers right in here”: learnability and instructed experience. Discourse Studies, 16(2), 163–183. https://www.jstor.org/stable/24441941
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Szu Yu Lee, Raquel Abi-Sâmara, Joana Brás Varanda Marques, Ricardo Moutinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.