Princípios para o ensino de representações estruturais dos compostos orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p472Palavras-chave:
Representações Estruturais, Química Orgânica, Ensino de Química, Pedagogia Histórico-Crítica, Psicologia Histórico-CulturalResumo
A bibliografia aponta que, no campo da química orgânica, uma das especificidades para a sua compreensão perpassa pela apropriação do conjunto de signos que denominamos de representações estruturais de compostos. O seu ensino deve ser pensado para além das formas por si só, isto é, na sua relação com o essencial do conteúdo. Desse modo, a mobilização dos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica e a partir dos estudos sobre a história da elaboração das representações estruturais de compostos orgânicos, possibilitou a formulação teórica de princípios didáticos. Esses princípios são apresentados neste trabalho no intuito de orientar os professores na sua prática docente, deixando evidente que a aprendizagem das representações perpassa por: a) estabelecer uma unidade dialética entre os níveis macroscópicos e submicroscópicos dos fenômenos químicos; b) apontar as necessidades humanas para a elaboração das representações; c) tornar consciente a transição entre diferentes representações. Tais princípios não devem ser tomados como receitas, mas como orientadores para um ensino de química orgânica concreto.Referências
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