OS INTERPRETANTES DE PEIRCE NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: EM FOCO O DISCURSO ECOLÓGICO OFICIAL SOBRE O ‘LIXO’

Autores

  • Patrícia de Oliveira Rosa-Silva Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Docente do Departamento de Biologia Geral e do Programa de Pós-Graduação em Administração - Gestão e Sustentabilidade
  • Carlos Eduardo Laburú Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Docente do Departamento de Física Universidade Estadual de Londrina (UEL) Rodovia Celso Garcia Cid | PR 445 – km 380 | Campus Universitário C. P: 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina – PR

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p36

Palavras-chave:

Alfabetização visual, semiótica, interpretantes, resíduos sólidos, ensino médio

Resumo

Neste trabalho, de pesquisa exploratória, apresentamos os resultados de um estudo em que se buscou identificar e analisar o modo de generalização típico de estudantes do Ensino Médio quando se trata do tema resíduos sólidos domésticos. A fundamentação teórica é inspirada no conceito de interpretantes da teoria semiótica de Charles S. Peirce. Produzimos um processo de alfabetização visual em que os estudantes tiveram a possibilidade de se manifestar por meio da linguagem verbal e pictórica, compondo uma expressão híbrida para expor as percepções que iam adquirindo. Através do método da narrativa, de cunho descritivo e interpretativo, descrevemos as fases da alfabetização visual proposta e recortamos para análise as fases da criação artística e da leitura imagética realizada pelos estudantes. Os dados revelam que as representações elaboradas por eles veiculam grande potencial para a externalização de interpretantes dinâmicos (significados em construção), colocando em relevo a disputa de generalizações sobre A poluição no mundo e Poluição versus Animais, com teor estético e valorativo na categoria interpretante emocional, prescrições e proposições imperativas na categoria interpretante energética e força argumentativa caracterizada por múltiplas conotações na categoria interpretante lógica.

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Publicado

2016-06-02

Como Citar

Rosa-Silva, P. de O., & Laburú, C. E. (2016). OS INTERPRETANTES DE PEIRCE NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: EM FOCO O DISCURSO ECOLÓGICO OFICIAL SOBRE O ‘LIXO’. Investigações Em Ensino De Ciências, 20(2), 36–56. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p36

Edição

Seção

Artigos

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