Panorama das publicações sobre o Pensamento Crítico no Ensino de Química de 2004 a 2024: uma Revisão Sistemática de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n3p32Palavras-chave:
Pensamento Crítico, Educação Química, Revisão Sistemática.Resumo
O pensamento crítico é essencial para formar cidadãos aptos a enfrentar os desafios do século XXI. Nesse sentido, o ensino de Ciências e de Química desempenha um papel central ao promover o desenvolvimento de estudantes críticos e reflexivos, capazes de tomar decisões informadas e resolver problemas complexos. Tendo isso em vista, este estudo teve como objetivo analisar as produções acadêmicas sobre pensamento crítico na educação química, identificando tendências nacionais e internacionais e explorando lacunas existentes. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão sistemática baseada na metodologia PRISMA, contemplando publicações entre 2004 e 2024. Foram adotados os critérios de elegibilidade PICOS para inclusão e exclusão, resultando em uma amostra de 96 publicações, sendo 78 artigos internacionais e 18 nacionais (Brasil). Observou-se um crescimento expressivo das produções acadêmicas, especialmente após a pandemia de COVID-19, com destaque para Indonésia, Estados Unidos e Brasil como os países que mais contribuíram para o tema. O estudo evidencia a valorização crescente do pensamento crítico na educação em Química e sua relevância para a formação de cidadãos e profissionais preparados para um mundo dinâmico. Contudo, persistem lacunas, sobretudo na formação docente, indicando a necessidade de estratégias pedagógicas que promovam essa competência.Referências
Abidin, Z., & Sulaiman, F. (2024). The effectiveness of problem-based learning on students' ability to think critically. Zabags International Journal of Education, 2(1), 1–6. https://doi.org/10.61233/zijed.v2i1.13
Amin, A. M., Adiansyah, R., & Hujjatusnaini, N. (2023). The contribution of communication and digital literacy skills to critical thinking. Jurnal Pendidikan Sains Indonesia (Indonesian Journal of Science Education), 11(3), 697–712. https://dx.doi.org/10.24815/jpsi.v11i3.30838
Andreucci-Annunziata, P., Riedemann, A., Cortés, S., Mellado, A., Del Río, M. T., & Vega-Muñoz, A. (2023). Conceptualizations and instructional strategies on critical thinking in higher education: A systematic review of systematic reviews. Frontiers in Education, 8, 1-18. https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1141686
Barroso, J., Gollop, C. J., Sandelowski, M., Meynell, J., Pearce, P. F., & Collins, L. J. (2003). The challenges of searching for and retrieving qualitative studies. Western Journal of Nursing Research, 25(2), 153-178. https://doi.org/10.1177/019394590225003
Coelho, H. S. (2022). O pensamento crítico: história e método. UFJF.
Cottrell, S. (2023). Critical thinking skills: Effective analysis, argument and reflection. Bloomsbury Publishing.
Ennis, R. H. (1989). Critical thinking and subject specificity: Clarification and needed research. Educational Researcher, 18(3), 4–10. https://doi.org/10.3102/0013189X018003004
Dad, H., & Akbar, R. A. (2023). Critical thinking as a twenty-first century skill. Journal of Educational Research & Social Sciences Review (JERSSR), 3(1), 8–15. https://www.jerssr.org.pk/ojs/index.php/jerssr/article/view/138
Danczak, S. M., Thompson, C. D., & Overton, T. L. (2020). Development and validation of an instrument to measure undergraduate chemistry students’ critical thinking skills. Chemistry Education Research and Practice, 21(1), 62–78. https://doi.org/10.1039/C8RP00130H
Dall'Alba, G., & Guzzo, G. B. (2022). A importância da comunicação qualificada de ideias no ensino de ciências. Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada, 6(10), 4–12. https://doi.org/10.18226/25253824.v6.n10.01
De Mattos, K. R. C., & Amestoy, M. B., & De Toletino-Neto, L.C. B. (2021). Currículo e políticas educacionais: A Base Nacional Comum Curricular e o processo de homogeneização curricular. Research, Society and Development, 10(4), e59210414452. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14452
Dewangga, D. A., Rosadi, I., Muna, N. M., & Indriani, L. (2024). Investigating critical thinking skills in debate class through the use of the case method. Pedagogy: Journal of English Language Teaching, 12(1), 117–127. https://doi.org/10.32332/joelt.v12i1.9266
Dieterich, D., Batista, K., Meteoro, M. B. D. N., Alves, R. C. C., & Trentin, T. (2023). Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o atual currículo brasileiro pós-pandemia. Revista Ilustração, 4(2), 85-89. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.158
Duarte, B. M., Oliveira, R. S., Carvalhais, L. S., & Kiouranis, N. M. M. (2022). Pensamento crítico na educação em ciências: Um mapeamento de pesquisas brasileiras. In XI Congreso Latinoamericano de Enseñanza de la Biología y la Educación Ambiental (edición virtual), Anais (número especial, pp. 2859–2873). Bogotá: Revista Bio-grafía. https://revistas.upn.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/18486
Facione, P. (1990). Critical thinking: A statement of expert consensus for purposes of educational assessment and instruction. (The Delphi Report). https://philarchive.org/archive/faccta
Farah, N., & Ayoubi, Z. (2020). Enhancing the critical thinking skills of grade 8 chemistry students using an inquiry and reflection teaching method. Journal of Education in Science Environment and Health, 6(3), 207–219. https://doi.org/10.21891/jeseh.656872
Fernandes, K. G., Dias-Silva, G., Freitas-Reis, I., & De Sousa, R. A. (2023). Studies in chemistry education under the perspective of the animal issue: a review on the international literature. Research, Society and Development, 12(4), e11512440995–e11512440995. https://doi.org/10.33448/rsd-v12i4.40995
Frima, F. K., Gumilar, G. G., & Supriyanti, F. M. T. (2020). Pengaruh metode discovery-inquiry terhadap profil keterampilan berpikir kritis siswa pada pembelajaran topik kelarutan. Jurnal Pendidikan Sains, 8(1), 41–49
Giang, N. T. C., Anh, N. T. Q., Dao, T. T., Tuan, P. A., Linh, C. T. H., & Chau, P. T. H. (2024). A systematic review of problem-solving skill development for students in STEM education. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, 23(5), 1-20. https://doi.org/10.26803/ijlter.23.5.1
Hidayah, S. N., Azizah, U., & Nasrudin, H. (2024). Development of problem-based-learning (PBL)-oriented electronic student worksheets (e-Worksheet) to improve critical thinking skills of class XI senior high school students on factors that influence rate of chemical reactions material. International Journal of Current Science Research and Review, 7(6), 4284–4292. https://doi.org/10.47191/ijcsrr/V7-i6-80
Hooks, b. (2020). Ensinando o pensamento crítico: sabedoria prática (1ª ed.). Elefante.
Irwanto, I. (2023). Improving preservice chemistry teachers’ critical thinking and science process skills using research-oriented collaborative inquiry learning. Journal of Technology and Science Education, 13(1), 23–35. https://doi.org/10.3926/jotse.1796
Ishii, T. (2024). 5 Assessment for fostering Japanese STEM literacy. Theory and Practice of STEAM Education in Japan (pp. 63-84). Routledge.
Jamil, M., Bibi, T., & Shahzadi, U. (2024). Critical thinking skills development among secondary school students: An analysis of Chemistry textbook grade X (2020). Research Journal for Societal Issues, 6(2), 1–11. https://doi.org/10.56976/rjsi.v6i2.202
Jamil, M., Bokhari, T. B., & Zia, Q. (2024). Qualitative content analysis for critical thinking and skill development: A case of chemistry curriculum. Journal of Asian Development Studies, 13(1), 147-155. https://doi.org/10.62345/jads.2024.13.1.12
Kandiri, K., Nurwahidin, M., & Aransyah, A. (2024). Inquiry learning as an effort to improve results. Science Journal of Education, 9(5), 51–55. https://doi.org/10.11648/j.sjedu.20241204.11
Kholilah, S. Q., & Triwoelandari, R. (2024). Critical thinking skills of grade 5 students on science lessons in the independent curriculum. Jurnal Cakrawala Pendas, 10(3), 491-499. https://doi.org/10.31949/jcp.v10i3.9423
Lipscher, J. (2023). Reflections on challenges and rewards in teaching chemistry. Chimia, 77(10), 659–662. https://doi.org/10.2533/chimia.2023.659
Mastul, A.-R. H., & Sulisworo, D. (2024). Exploring methods for assessing critical thinking: Insights from qualitative study. Qomaruna Journal of Multidisciplinary Studies, 1(2), 1–9. https://doi.org/10.62048/qjms.v1i2.38
Mayasari, N., Sastraatmadja, A. H. M., Suparman, T. Mutiara, I. I., & Maqfirah, P. A.. (2024). Effectiveness of using artificial intelligence learning tools and customized curriculum on improving students' critical thinking skills in Indonesia. The Eastsouth Journal of Learning and Educations, 2(02), 111-118. https://doi.org/10.58812/esle.v2i02.302
Moher, D., Shamseer, L., Clarke, M., Ghersi, D., Liberati, A., Petticrew, M., Shekelle, P., & Stewart, L. A. (2015). Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015: elaboration and explanation. BMJ, 4, 1-9. https://doi.org/10.1136/bmj.g7647
Muzaimah, M., Gani, A., Pada, A. U. T., Rahmayani, R. F. I., Syukri, M., & Yusrizal, Y. (2022). Implementation of creative problem solving model to improve students’ critical thinking skills in chemistry lessons. JTK (Jurnal Tadris Kimiya), 7(2), 227-244. https://doi.org/10.15575/jtk.v7i2.21262
Neto, J. L. H. (2022). Pisa and curricular reforms in Brazil: The influence of a powerful regulatory instrument. In Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance (pp. 70-103). Routledge.
Ngai, C., & Sevian, H. (2017). Capturing chemical identity thinking. Journal of Chemical Education, 94(2), 137-148. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.6b00387
Olednic, T., & Negru, N. (2024). Development of critical thinking through the implementation of STEM/STEAM projects. Acta et Commentationes Sciences of Education, 36(2), 182-190. https://doi.org/10.36120/2587-3636.v36i2.182-190
Paethrangsri, N., Teekasap, S., Khiewpan, R., & Jandabou, W. (2024). Empowering students’ autonomous learning through self-regulation, metacognitive strategies, and collaborative learning environments. Journal of Liberal Arts RMUTT, 5(1), 69–79. https://doi.org/10.60101/jla.2024.5.1.4065
Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., . . . Moher, D. (2021). The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, 372. https://doi.org/10.1136/bmj.n71
Paul, R., & Elder, L. (2019). Critical thinking: Tools for taking charge of your learning and your life (4th ed.). Pearson Education.
Rizki, A., Khaldun, I., & Pada, A. U. T. (2021). Development of discovery learning student worksheets to improve students' critical thinking skills in chemical balance materials. Jurnal Penelitian Pendidikan IPA, 7(4), 707–711. https://doi.org/10.29303/jppipa.v7i4.829
Safidon, J. H. (2024). Promoting critical thinking skills in the classroom. Innovare Journal of Education, 11(2), 154–158. https://doi.org/10.36676/urr.v11.i2.1274
Silva, J.J.G. da, Oliveira, M.L. de & Silva, W. da (2024). Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo em alunos. RCMOS-Revista Científica Multidisciplinar O Saber, 1(1), 1-10. https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.575
Smith, K. M., Wilson, S., Lant, P., & Hassall, M. E. (2022). How do we learn about drivers for industrial energy efficiency—current state of knowledge.. Energies, 15(7), 1-26. https://doi.org/10.3390/en15072642
Skrzek-Lubasińska, M., & Malik, R. (2023). Is critical thinking a future skill for business success: Science mapping and literature review. Central European Management Journal, 31(1), 48-63. https://doi.org/10.1108/CEMJ-09-2021-0110
Surin, S., & Damrongpanit, S. (2024). Developing students' critical thinking: Examining the influence of learning management approaches through meta-analysis and propensity score matching. European Journal of Educational Research, 13(3), 1391–1409. https://doi.org/10.12973/eu-jer.13.3.1391
Syahana, S., Suyanta, S., Sari, D. R., Asmiati, L., & Pujiana, E. (2023). Design thinking as an effort to enhance critical thinking and science literacy in chemistry learning: A systematic review. Jurnal Penelitian Pendidikan IPA, 9(Special Issue), 275–284. https://doi.org/10.29303/jppipa.v9iSpecialIssue.4709
Taştı, Ö. Y., & Yıldırım, A. (2022). Critical thinking skills and dispositions of Turkish pre-service teachers: A systematic review of research. Journal of Theoretical Educational Science, 15(3), 561-604. https://doi.org/10.30831/akukeg.1062721
Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2019). Promover o pensamento crítico em ciências na escolaridade básica: Propostas e desafios. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (Colombia), 15(1), 36-49. https://doi.org/10.17151/rlee.2019.15.1.3
Vila, L., Márquez, C., & Oliveras, B. (2023). Una propuesta para el diseño de actividades que desarrollen el pensamiento crítico en el aula de ciencias. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 20(1), e130201. https://doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2023.v20.i1.1302
Vincent-Lancrin, S. (2022). Fostering students’ creativity and critical thinking in science education. In Education in the 21st Century: STEM, Creativity and Critical Thinking (pp. 29-47). Springer International Publishing.
Vincent-Lancrin, S. (2024). Critical thinking. In Elgar Encyclopedia of Interdisciplinarity and Transdisciplinarity (pp. 124-128). Edward Elgar Publishing.
Wong, D. (2018). VOSviewer. Technical Services Quarterly, 35(2), 219–220. https://doi.org/10.1080/07317131.2018.1425352
Zakaria, N. A. I., Saad, M. R. M., & Nor, M. M. (2021). Systematic review of early English literacy in ELL children: What do we know from a decade of research. 3L: Language, Linguistics, and Literature, 27(4), 194-214. https://doi.org/10.17576/3L-2021-2704-14
Zavaleta Guevara, L. (2021). El pensamiento crítico como práctica pedagógica innovadora. Journal Latin American Science, (n. esp.), 364–385. https://doi.org/10.46785/lasjournal.v5i2.84
Zawacki-Richter, O., Bäcker, E. M., & Vogt, S. (Eds.). (2020). Systematic reviews in educational research: Methodology, perspectives and application. Springer Nature.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariana da Silva Ribeiro, Keila Bossolani Kiill

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.