Por que tantos artigos são recusados? Uma reflexão a partir da revista Investigações em Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.22600/Resumo
O editorial discute os motivos pelos quais muitos artigos são recusados pela revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), enfatizando a necessidade de critérios bem definidos para a aceitação de manuscritos. Destaca-se que a área de Ensino de Ciências cresceu em quantidade e qualidade, tornando a avaliação dos artigos um processo complexo. O texto critica visões extremas sobre a objetividade e subjetividade na avaliação científica e aponta a importância do julgamento baseado em um senso prático compartilhado. São apresentados elementos essenciais para um artigo de pesquisa, como problematização, questão de pesquisa, revisão de literatura, referencial teórico, metodologia, análise e discussão dos resultados. Também se diferencia artigos de pesquisa de relatos de experiência, que não se enquadram no escopo da revista. O editorial busca orientar autores e aprimorar o fluxo editorial, contribuindo para a qualidade da produção científica na área.Referências
Agostini, G., & Massi, L. (2023). A área 46 na CAPES: origem, mudanças e consolidação como “Ensino” no campo acadêmico-científico. Investigações em Ensino de Ciências, 28(2), 65–91. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p65
Moreira, M. A. (2002). A área de ensino de ciências e matemática na CAPES: Panorama 2001/2002 e critérios de qualidade. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2(1), 36-59.
Nardi, R., & Gonçalves, T, V. O. (Orgs.). (2014). A Pós-graduação em ensino de Ciências e Matemática no Brasil: memórias, programas e consolidação da pesquisa na área. Livraria da Física.
Ramos, C. R., & Silva, J. A. (2014). A emergência da área de Ensino de Ciências e Matemática da Capes enquanto comunidade científica: um estudo documental. Investigações em Ensino de Ciências, 19(2), 363-380.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paulo Lima Junior, Marta Maximo-Pereira, Tobias Espinosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.
