Por que tantos artigos são recusados? Uma reflexão a partir da revista Investigações em Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p01Resumen
O editorial discute os motivos pelos quais muitos artigos são recusados pela revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), enfatizando a necessidade de critérios bem definidos para a aceitação de manuscritos. Destaca-se que a área de Ensino de Ciências cresceu em quantidade e qualidade, tornando a avaliação dos artigos um processo complexo. O texto critica visões extremas sobre a objetividade e subjetividade na avaliação científica e aponta a importância do julgamento baseado em um senso prático compartilhado. São apresentados elementos essenciais para um artigo de pesquisa, como problematização, questão de pesquisa, revisão de literatura, referencial teórico, metodologia, análise e discussão dos resultados. Também se diferencia artigos de pesquisa de relatos de experiência, que não se enquadram no escopo da revista. O editorial busca orientar autores e aprimorar o fluxo editorial, contribuindo para a qualidade da produção científica na área.Referencias
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