Paulo Freire e Basil Bernstein: O Papel da Problematização via Tema Gerador e dos Códigos Pedagógicos em Aulas de Ciências Naturais

Autores

  • Geraldo Wellington Rocha Fernandes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM/PPGECMaTDCBio https://orcid.org/0000-0002-1337-1236
  • Juliana Alves Torres Gomes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/PPGECMaT
  • António Rodrigues Universidade de Lisboa https://orcid.org/0000-0003-1687-3714

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n3p167

Palavras-chave:

Paulo Freire, Problematização, Basil Bernstein, Ensino de Ciências, Códigos pedagógicos

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar como a problematização dialógica via Tema Gerador, proposta por Paulo Freire, possibilita que os estudantes recontextualizem códigos restritos em códigos elaborados, mediada pelas pedagogias visível e invisível da teoria de Basil Bernstein, favorecendo a superação do discurso pedagógico da reprodução das desigualdades sociais. Inicialmente, o artigo estabelece uma reflexão teórica que relaciona a Investigação Temática de Freire e sua contextualização para o ensino formal de Ciências à estrutura do Dispositivo do Discurso Pedagógico de Bernstein, propondo um exemplo de Dispositivo do Discurso Pedagógico Freireano. Em um segundo momento, apresenta-se um recorte empírico de uma aula de Ciências Naturais no Ensino Fundamental brasileiro, na qual foi implementado esse dispositivo freireano. As interações argumentativas dos estudantes foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), com foco na categoria emergente: “problematização a partir da contextualização social via Tema Gerador e identificação de códigos restritos”. Os resultados indicam que a abordagem problematizadora e dialógica potencializa o reconhecimento dos códigos restritos e da pedagogia invisível presentes nas vivências dos estudantes, evidenciando o papel do campo de contextualização primária e cultural (família/ comunidade) como elemento recontextualizador do currículo. Conclui-se que os currículos atuais frequentemente negligenciam questões sociais específicas das comunidades escolares, reforçando a urgência de práticas pedagógicas mais contextualizadas, críticas e socialmente comprometidas.

Biografia do Autor

  • Geraldo Wellington Rocha Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM/PPGECMaTDCBio
    Prof. de Ensino de Ciências e Ensino de Biologia do Departamento de Ciências Biológicas - DCBio da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal.
  • Juliana Alves Torres Gomes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/PPGECMaT
    Licenciada em Ciências Biológicas - UFVJM Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT) pela UFVJM
  • António Rodrigues, Universidade de Lisboa
    Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Professor na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação - UIDEF.

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Publicado

2025-12-02

Como Citar

Fernandes, G. W. R., Torres Gomes, J. A., & Rodrigues, A. (2025). Paulo Freire e Basil Bernstein: O Papel da Problematização via Tema Gerador e dos Códigos Pedagógicos em Aulas de Ciências Naturais. Investigações Em Ensino De Ciências, 30(3), 167-204. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n3p167