Discursividades (en)velho(sendo) na Educação em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n3p281

Palavras-chave:

velhice, idoso, terceira idade, análise do discurso, educação em saúde

Resumo

Propomos, nesse espaço, uma análise de discursos sobre a velhice em pesquisas e publicações da Educação em Ciências, considerando a área de “ensino” formalizada no Brasil. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica no repositório de teses/dissertações da Capes e em revistas especializadas. Nos inspiramos nas teorizações do filósofo Michel Foucault para demarcar as diferenças históricas na constituição de objetos e sujeitos do saber nas quais a velhice irrompe como “acontecimento”. Assim, discutimos a implicação das categorias “velhice”, “idoso” e “terceira idade”, as escolhas teórico-metodológicas dos estudos e a vinculação da área de ensino ao campo da saúde.

Biografia do Autor

  • Rochele de Quadros Loguercio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-doutora em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, Doutora e Mestre em Educação em Ciências na UFRGS, onde desenvolve pesquisas em Educação, particularmente evidenciando as temáticas da Constituição dos Sujeitos no Currículo, das Práticas Docentes, da Legitimação dos Saberes e da Filosofia da Diferença.Coordenadora da Área de Educação em Química (AEQ) e do Núcleo de Estudos sobre Currículo e Subjetividades - NECS (UFRGS), vinculadas ao Diretórios de Grupos do CNPq, participante como pesquisadora dos grupos ENEMAT, AEQUINS, LIJ e Praktiké.

Referências

Birman, J. (2015). Terceira idade, subjetivação e biopolítica. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 22(4), 1267-1282. https://doi.org/10.1590/S0104-59702015000400007

Debert, G. G. (1997). A invenção da terceira idade e a rearticulação de formas de consumo e demandas políticas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 35(12), 39-56. https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2191

Debert, G. G. (2000). O significado da velhice na sociedade brasileira. Acta Paul Enferm, 13(special issue 1), 147-158. https://acta-ape.org/en/article/o-significado-da-velhice-na-sociedade-brasileira/

Debert, G. G. (1998). Pressupostos da reflexão antropológica sobre a velhice. Antropologia e velhice. IFCH/UNICAMP, 7-27. https://mirelaberger.com.br/mirela/download/td13-guita.pdf

Fischer, R. M. B. (2001). Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de pesquisa, (114), 197-223. https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000300009

Fischer, R. M. B. (2003). Foucault revoluciona a pesquisa em educação?. Perspectiva, 21(2), 371-389. https://doi.org/10.5007/%25x

Gadelha Costa, S. de S. (2009). Governamentalidade Neoliberal, Teoria do Capital Humano e Empreendedorismo. Educação & Realidade, 34(2). https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8299

Groisman, D. (2002). A velhice, entre o normal e o patológico. História, ciências, saúde-Manguinhos, 9, 61-78. https://doi.org/10.1590/S0104-59702002000100004

Groisman, D. (1999). Asilos de velhos: passado e presente. Estudos interdisciplinares sobre o envelhecimento, 2, 67-87. https://doi.org/10.22456/2316-2171.5476

Moreira, M. C. N., & Souza, W. D. S. (1999). Na ordem dos discursos: notas epistemológicas sobre as aproximações entre o discurso geriátrico e o psiquiátrico na conjuntura brasileira. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 9, 49-73. https://doi.org/10.1590/S0103-73311999000200004

Peixoto, C. E. (2000). Envelhecimento e imagem: as fronteiras entre Paris e Rio de Janeiro. Annablume. https://www.ics.uerj.br/site/images/arquivos/revistas/EHLERSC_-_ENVELHECIMENTO_E_IMAGEM.pdf

Rocha, D., & Deusdará, B. (2006). Análise de conteúdo e análise do discurso: o lingüístico e seu entorno. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 22, 29-52. https://doi.org/10.1590/S0102-44502006000100002

Rocha, D., & Deusdará, B. (2005). Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re) construção de uma trajetória. Alea: estudos neolatinos, 7, 305-322. https://doi.org/10.1590/S1517-106X2005000200010

Sais, A. P. (2011). Dispositivo de velhice: uma analítica interpretativa. 2011. [Tese de doutorado em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis]. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/95208

Silva, D. V. (2022). Gênero, sexualidade e envelhecimento:(des) articulações na educação e (m) saúde. [Tese de doutorado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro]. https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/18772

Downloads

Publicado

2025-12-08

Como Citar

Quadros Alvão, A. C., & de Quadros Loguercio, R. . (2025). Discursividades (en)velho(sendo) na Educação em Ciências. Investigações Em Ensino De Ciências, 30(3), 281-297. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n3p281