APROPRIAÇÃO DO DISCURSO CIENTÍFICO POR ALUNOS PROTESTANTES DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA LINGUAGEM DE BAKHTIN

Autores

  • Claudia Sepulveda Professora do Departamento de Educação, UEFS. Doutoranda do Programa de PósGraduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS.
  • Charbel Niño El-Hani Professor do Instituto de Biologia, UFBA. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e em Ecologia e Biomonitoramento (UFBA).

Palavras-chave:

Análise do discurso, Teoria da linguagem de Bakhtin, Multiculturalismo, Educação científica, Educação religiosa.

Resumo

Estudos que abordam a relação entre as interações discursivas em sala de aula e o processo de ensino e aprendizagem mostram que a aprendizagem das ciências está relacionada a um processo estruturado por gêneros de discurso e formas de estabelecer ligações semânticas entre eventos, objetos e pessoas. Em conseqüência, tem sido apontada a necessidade de se incorporar teorias e métodos desenvolvidos para a análise interpretativa do discurso às pesquisas sobre a educação científica. Neste trabalho, pretendemos mostrar o poder heurístico que a análise interpretativa do discurso fundamentada na teoria da linguagem de Bakthin pode apresentar na investigação da construção de significados na educação científica em contextos multiculturais. Para este fim, discutimos resultados obtidos na análise do discurso de alunos de formação religiosa protestante de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas acerca do tema “natureza” ou “mundo natural”, produzido através de entrevistas semi-estruturadas.

Downloads

Publicado

2016-11-06

Como Citar

Sepulveda, C., & El-Hani, C. N. (2016). APROPRIAÇÃO DO DISCURSO CIENTÍFICO POR ALUNOS PROTESTANTES DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA LINGUAGEM DE BAKHTIN. Investigações Em Ensino De Ciências, 11(1), 29–51. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/501

Edição

Seção

Artigos