A PERTURBAÇÃO DO CONTRATO DIDÁTICO E O GERENCIAMENTO DOS PARADOXOS

Autores

  • Elio Ricardo Programa de pós-graduação em educação científica e tecnológica – UFSC Ccntro de educação - Campus trindade
  • Ione Slongo Programa de pós-graduação em educação - UFSC Centro de educação - Campus trindade
  • Maurício Pietrocola Faculdade de Educação – USP

Palavras-chave:

Ensino por Mediação, Gerenciamento dos Paradoxos, Perturbação do Contrato Didático

Resumo

O Contrato Didático proposto por BROUSSEAU (1986) descreve as relações entre o professor, o saber e o aluno, e faz alusão a um paradoxo existente na relação didática: o professor deve proceder de maneira a não deixar tudo explícito ao aluno para não colocar em risco sua aprendizagem; por outro lado, se ele não faz a necessária mediação, rompe com o contrato. Em uma perspectiva em que o professor se coloca como mediador do processo de ensino, um de seus papéis é o gerenciamento de tal paradoxo. Este trabalho pretende mostrar que uma das maneiras de gerenciar tal paradoxo pode ser pela introdução de pequenas “perturbações” na estabilidade do contrato, a partir de problemas fechados com inovações inesperadas pelo aluno, tais como: número excedente de dados, supressão de dados conhecidos do aluno ou situações que solicitam a articulação de conhecimentos. A perturbação de problemas tradicionais demandará uma reflexão qualitativa e investimento criativo, de professor e aluno, evitando automatismos e mantendo-os abertos a avanços sem, contudo, romper com o Contrato Didático estabelecido.

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Publicado

2016-11-13

Como Citar

Ricardo, E., Slongo, I., & Pietrocola, M. (2016). A PERTURBAÇÃO DO CONTRATO DIDÁTICO E O GERENCIAMENTO DOS PARADOXOS. Investigações Em Ensino De Ciências, 8(2), 153–163. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/545

Edição

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Artigos

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