CONFLITO ENTRE ESCOLAS DE PENSAMENTO DA MATEMÁTICA: EXPLORAÇÃO DE POTENCIALIDADES PARA A MELHORIA DOS ENSINOS DA MATEMÁTICA E DA FÍSICA

Autores

  • Bernardo Leopardi Gonçalves B.Bastos Centro de Tecnologia – CTEC - Universidade Federal de Alagoas
  • Jenner Barretto Bastos Filho Departamento de Física da Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

escolas de pensamento da matemática, ensino de matemática, ensino de física

Resumo

Neste trabalho exploramos alguns aspectos das concepções surgidas durante a primeira metade do século XX sobre os fundamentos da matemática. Tratamos do conflito entre quatro escolas de pensamento rivais (a logicista, a intuicionista, a formalista e a conjuntista) no que se refere às potencialidades capazes de prover uma melhoria dos ensinos da matemática e da física principalmente nos níveis médio e superior. São tentadas também algumas conexões com a situação do ensino da mecânica quântica e com o conceito de aprendizagem significativa. São discutidos traços da riqueza conceitual do termo intuição.

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Publicado

2016-11-13

Como Citar

B.Bastos, B. L. G., & Bastos Filho, J. B. (2016). CONFLITO ENTRE ESCOLAS DE PENSAMENTO DA MATEMÁTICA: EXPLORAÇÃO DE POTENCIALIDADES PARA A MELHORIA DOS ENSINOS DA MATEMÁTICA E DA FÍSICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 8(1), 53–90. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/551

Edição

Seção

Artigos