AGROTÓXICOS: UMA PROPOSTA SOCIOAMBIENTAL REFLEXIVA NO ENSINO DE QUÍMICA SOB A PERSPECTIVA CTS

Autores

  • Andréia Cristina Cunha Buffolo Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática Av. Colombo,5790, 87020-900, Maringá, PR, Brasil.
  • Maria Aparecida Rodrigues Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática Av. Colombo,5790, 87020-900, Maringá, PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p1

Palavras-chave:

Ensino de Química, Abordagem Temática, Agrotóxicos

Resumo

Neste artigo, discutimos a contribuição de uma sequência didática com a temática “agrotóxicos”, na articulação de conhecimentos químicos e questões socioambientais com alunos do ensino médio. A referida sequência, elaborada de acordo com os pressupostos da orientação CTS e dos três momentos pedagógicos, foi desenvolvida com vinte e dois alunos da 2ª série desse nível de ensino de uma escola pública estadual. Os estudantes participantes da pesquisa, além de responderem a um questionário diagnóstico sobre o tema, foram envolvidos durante a intervenção pedagógica em atividades em grupos, leitura e discussão de textos, resolução de problemas, pesquisas com agricultores do município, elaboração de seminários e produção textual. Todos os momentos da intervenção, que tiveram a participação verbal ou não dos alunos, foram registrados por um gravador de voz e anotações em diário de campo. Os resultados obtidos revelaram que o desenvolvimento da sequência didática ampliou a visão dos alunos a respeito das implicações sociais e ambientais provocadas pelo uso inadequado dos agrotóxicos, além de reflexões e maior compreensão sobre o tema, evidenciando a importância de introduzir questões socioambientais no Ensino de Química em uma perspectiva CTS.

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Publicado

2016-06-03

Como Citar

Buffolo, A. C. C., & Rodrigues, M. A. (2016). AGROTÓXICOS: UMA PROPOSTA SOCIOAMBIENTAL REFLEXIVA NO ENSINO DE QUÍMICA SOB A PERSPECTIVA CTS. Investigações Em Ensino De Ciências, 20(1), 01–14. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p1

Edição

Seção

Artigos