OS FOCOS DA APRENDIZAGEM DOCENTE (FAD) COMO VALORES GERAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p15Palavras-chave:
Axiologia, Focos da aprendizagem docente (FAD), Formação inicial de professores de biologiaResumo
Neste artigo apresentamos uma análise de entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes de um curso de licenciatura em ciências biológicas de uma universidade pública do norte do Paraná. A análise foi centrada na investigação dos sistemas axiológicos presentes e possivelmente interferentes no processo de formação inicial de professores de biologia, sob a perspectiva dos licenciandos, mas também dos formadores. Após um levantamento teórico da literatura que aborda a axiologia voltada à educação, foram utilizados os focos da aprendizagem docente (FAD) que ao serem adaptados (FAD’) funcionaram como eixos categóricos ou valores gerais esperados, para uma ‘boa formação docente’. A análise do fluxo valorativo das entrevistas, em perspectivas quali- -quantitativas, mostrou a existência de um padrão de valores entre os docentes e os discentes, sugerindo, entre outras coisas, que os valores podem funcionar como indicadores da formação docente e que os sistemas axiológicos dos formadores podem alterar as relações dos estudantes com o saber, implicando no estabelecimento de perfis profissionais determinados.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.