CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE REPORTAGENS SOBRE CIÊNCIA NA MÍDIA IMPRESSA BRASILEIRA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Autores

  • Gabriel Abreu Mussato Pontifícia Universidade Católica Av. Ipiranga, 6681 – CEP 90619-900 – Porto Alegre
  • Francisco Catelli Universidade de Caxias do Sul Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - CEP 95070-560 - Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p35

Palavras-chave:

Popularização da Ciência, Educação científica, Epistemologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo central produzir novas compreensões sobre o fenômeno epistemológico do discurso científico veiculado pela mídia impressa nacional e suas implicações na educação. Mais especificamente, consiste no relato de uma pesquisa realizada em duas etapas. Na primeira, faz-se uma análise das concepções epistemológicas subjacentes a reportagens sobre Física de três revistas brasileiras de generalidades: Época, Isto É! e Veja. Na segunda, faz-se uma avaliação de suas implicações no âmbito da educação científica, de modo geral, e no ensino de ciências, em específico. A análise é feita por meio do método de análise textual discursiva, da qual emergiram dois domínios de entendimento: Questões do Método Científico e Questões de Representatividade. Os resultados da pesquisa emergem da avaliação das implicações desses domínios no âmbito educacional, comparando-os com resultados de pesquisas da mesma área e refletindo sobre suas possíveis consequências na educação científica.

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Publicado

2016-06-03

Como Citar

Mussato, G. A., & Catelli, F. (2016). CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE REPORTAGENS SOBRE CIÊNCIA NA MÍDIA IMPRESSA BRASILEIRA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ÂMBITO EDUCACIONAL. Investigações Em Ensino De Ciências, 20(1), 35–59. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p35

Edição

Seção

Artigos