A LITERATURE REVIEW ON APPLIED PHYSICS IN MEDICINE IN THE CONTEXT OF TEACHING

Autores/as

  • Mara Fernanda Parisoto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Universidade Federal do Rio Grande do Sul Avenida Bento Gonçalves, 9500- Agronomia, RS- Brasil, CEP 91509-900
  • Lisiane Araujo Pinheiro Universidade Feevale/Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 – Hamburgo Velho CEP 93510-250 – Novo Hamburgo, RS – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p60

Palabras clave:

ensino de Física, revisão de literatura, Física aplicada à Medicina

Resumen

Este artigo é resultado de uma extensa revisão de literatura sobre física aplicada à medicina em 41 revistas CAPES Qualis A1, A2 e B1, 15 destas são brasileiras e 26 internacionais, entre os anos 2000 e 2012. Esta revisão mostrou que esta área de investigação é pouco explorada uma vez que apenas 51 artigos abordam este tema, 24 em periódicos brasileiros e 27 em periódicos internacionais. Nenhum deles usou enfoque epistemológico e apenas um estava embasado em uma teoria de aprendizagem. A maioria destes artigos (29) foram escritos por profissionais que não estavam relacionados à área da educação, o que pode explicar a falta de referenciais epistemológicos e teóricos. A física aplicada à medicina oferece um grande potencial para o ensino de conteúdos de física, pois situações relacionadas à saúde podem ser usadas para ajudar os alunos a dar mais significado para conceitos físicos. Assim, estudos adicionais com base em teorias de aprendizagem e visões epistemológicas da ciência são necessários e seu foco deve ser a investigação aplicada, de modo a envolver a produção de materiais potencialmente significativos para ajudar os alunos a alcançar a aprendizagem significativa em físicaA LITERATURE REVIEW ON APPLIED PHYSICS IN MEDICINE IN THE CONTEXT OF TEACHING

Publicado

2016-06-03

Cómo citar

Parisoto, M. F., & Pinheiro, L. A. (2016). A LITERATURE REVIEW ON APPLIED PHYSICS IN MEDICINE IN THE CONTEXT OF TEACHING. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 20(1), 60–78. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p60