RESTRIÇÃO E EXTENSÃO DO CONHECIMENTO NAS DISCIPLINAS CIENTÍFICAS DO ENSINO MÉDIO: NUANCES DE UMA “EPISTEMOLOGIA DE FRONTEIRAS”

Autores

  • Élcioda Oliveira Silva Escola Agrotécnica Federal de Concórdia

Palavras-chave:

currículo, disciplinas científicas, interdisciplinaridade, fronteiras disciplinares, mobilidade curricular

Resumo

O ensino das disciplinas científicas tem se revelado, desde há muito tempo, como uma prática pedagógica fragmentária, fundamentada em pressupostos de segmentação entre os diversos campos das Ciências Naturais e Exatas, os quais são transpostos para os currículos escolares, consolidando-se desde o Primeiro Grau de ensino. Os nexos explicativos a respeito das múltiplas formas pelas quais tal fragmentação se perpetua no processo pedagógico tem sido pouco explorados pela pesquisa na área. O artigo traz, como contribuição à elucidação desses processos, a investigação do pensamento docente em relação à problemática (particularmente no nível médio de ensino), bem como dos aspectos mais sutis que delineam e dão suporte às formas de fragmentação e isolamento das disciplinas científicas no currículo escolar, fenômeno que pode ser caracterizado como uma autêntica “epistemologia de fronteiras”.

Downloads

Publicado

2016-11-21

Como Citar

Silva, Élcioda O. (2016). RESTRIÇÃO E EXTENSÃO DO CONHECIMENTO NAS DISCIPLINAS CIENTÍFICAS DO ENSINO MÉDIO: NUANCES DE UMA “EPISTEMOLOGIA DE FRONTEIRAS”. Investigações Em Ensino De Ciências, 4(1), 51–72. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/610

Edição

Seção

Artigos