ELABORAÇÃO DE UM MAPA DE CARACTERIZAÇÃO DO TEXTO CIENTÍFICO: REFERENCIAIS TEÓRICOS E APLICAÇÃO EM DESTAQUE
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p142Palavras-chave:
, texto científico, mapa de caracterização, ensino superior, químicaResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar as concepções teóricas que subsidiaram a elaboração de um Mapa de Caracterização do Texto Científico, bem como descrever sua aplicação na análise de artigo original de pesquisa publicado na revista Química Nova (Sociedade Brasileira de Química). A análise revelou que o artigo apresenta as características do texto científico expressas no Mapa, corroborando a adequação dos referenciais teóricos empregados na sua elaboração: trabalhos de Latour (2000), Coracini (2007), Campanario (2004) e Oliveira e Queiroz (2007). Concluímos que o Mapa se constitui em ferramenta analítica, a partir da qual é possível identificar aspectos estruturais e retóricos presentes em textos científicos. Nessa perspectiva, o Mapa pode auxiliar estudantes de graduação em química no reconhecimento de diversos aspectos da linguagem científica e no aprimoramento da capacidade de produção de textos dessa natureza, bem como subsidiar professores universitários na construção de critérios para avaliação de textos científicos produzidos por seus alunos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.