A APRENDIZAGEM NUM MUSEU DE CIÊNCIA E O PAPEL DO MONITOR
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p167Palavras-chave:
Museus de ciência, Monitor num museu, Comunicação da ciênciaResumo
A importância atribuída aos museus de ciências com respeito ao papel educativo que eles podem desempenhar tem ganhado vulto nas últimas décadas. Entre a intenção dos idealizadores de uma exposição e a percepção e possíveis leituras dos visitantes para o que encontram, há uma distância a considerar. Neste trabalho é pesquisada a participação dos monitores que operam na Estação Ciência da USP, acompanhando grupos de estudantes. O processo que se desenvolve na interação com os visitantes tem a intenção de comunicar o conhecimento científico envolvido no objeto em exposição e a situação é permeada por interações sociais que, numa visão vigotskiana sobre a aprendizagem, devem favorecer a construção dos conceitos científicos. O foco, no entanto, está em perceber características dos discursos dos monitores tendo em vista a comunicação científica; os resultados mostram que essa comunicação fica aquém das intenções, mostrando um discurso com ideias inconsistentes, simplistas, pobres em analogias, sem rigor científico.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.