A APRENDIZAGEM NUM MUSEU DE CIÊNCIA E O PAPEL DO MONITOR

Autores

  • Tassiana Fernanda Genzini de Carvalho Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – Universidade de São Paulo Rua do Matão, 187, Travessa R – Cidade Universitária – São Paulo - SP
  • Jesuína Lopes de Almeida Pacca Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – Universidade de São Paulo Rua do Matão, 187, Travessa R – Cidade Universitária – São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p167

Palavras-chave:

Museus de ciência, Monitor num museu, Comunicação da ciência

Resumo

A importância atribuída aos museus de ciências com respeito ao papel educativo que eles podem desempenhar tem ganhado vulto nas últimas décadas. Entre a intenção dos idealizadores de uma exposição e a percepção e possíveis leituras dos visitantes para o que encontram, há uma distância a considerar. Neste trabalho é pesquisada a participação dos monitores que operam na Estação Ciência da USP, acompanhando grupos de estudantes. O processo que se desenvolve na interação com os visitantes tem a intenção de comunicar o conhecimento científico envolvido no objeto em exposição e a situação é permeada por interações sociais que, numa visão vigotskiana sobre a aprendizagem, devem favorecer a construção dos conceitos científicos. O foco, no entanto, está em perceber características dos discursos dos monitores tendo em vista a comunicação científica; os resultados mostram que essa comunicação fica aquém das intenções, mostrando um discurso com ideias inconsistentes, simplistas, pobres em analogias, sem rigor científico.

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Publicado

2016-06-03

Como Citar

de Carvalho, T. F. G., & Pacca, J. L. de A. (2016). A APRENDIZAGEM NUM MUSEU DE CIÊNCIA E O PAPEL DO MONITOR. Investigações Em Ensino De Ciências, 20(1), 167–180. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p167

Edição

Seção

Artigos