UM ESTUDO SOBRE A EVOLUÇÃO DAS NOÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE ESPAÇO, FORMA E FORÇA GRAVITACIONAL DO PLANETA TERRA

Autores

  • Roberto Nardi Depto. de Educação - Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho Faculdade de Educação Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

noções de estudantes, espaço, forma e força gravitacional da Terra

Resumo

O presente artigo procura mostrar a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do planeta Terra, obtidas a partir de um estudo psicogenético anteriormente realizado sobre as idéias que evoluem para a noção de campo de força (NARDI, 1990). A análise das entrevistas clínicas, realizadas numa amostra de 45 sujeitos escolhidos aleatoriamente entre estudantes de 1o. e 2o. graus de São Paulo, Brasil, permitiu também comparar os dados obtidos com os trabalhos realizados por NUSSBAUM e NOVICK (1979) e apontar algumas sugestões a serem consideradas na construção de atividades de ensino sobre o tema

Downloads

Publicado

2016-11-21

Como Citar

Nardi, R., & de Carvalho, A. M. P. (2016). UM ESTUDO SOBRE A EVOLUÇÃO DAS NOÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE ESPAÇO, FORMA E FORÇA GRAVITACIONAL DO PLANETA TERRA. Investigações Em Ensino De Ciências, 1(2), 132–144. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/640

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>