RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS EN NIVEL MEDIO: UN CAMBIO COGNITIVO Y SOCIAL
Palavras-chave:
resolución de problemas, cambio cognitivo y social, aprendizaje significativoResumo
El presente trabajo muestra nuestros primeros estudios sobre la resolución de problemas en alumnos de nivel secundario con bajos rendimientos desde una integración de dos significaciones de la concepción constructivista: a) la construcción del significado y el papel del contenido y b) la integración de lo individual y lo social. En las clases de resolución de problemas en 3er año (15 años) aparecen signos de operacionalización muy elementales, mientras las fórmulas sólo aparecen cuando hay un cierto grado de escolarización. El escaso significado de la igualdad y su representación simbólica constituye otro núcleo importante de dificultad detectado en esta investigación. Estos análisis y su interpretación se usan para algunas sugerencias educacionalesDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.